A abertura da 2ª Feira da Pitaya na noite de quinta-feira, 7, registrou um grande público na cidade de Sério e contou com a presença de prefeitos, vereadores, vice-governador, empresários, produtores e a população em geral.
Sério criou a sua identidade através da pitaya com o lançamento do refrigerante da fruta tradicional, o suco de pitaya com o suco de uva branca, contando com 32% da fruta em sua composição, sem adição de açúcar e de conservantes. O produto foi apresentado na feira em 2021 e, na edição deste ano, divulgado para comercialização.
Desenvolvimento do refrigerante
Conforme o prefeito do município, Moisés de Freitas, foi um grande avanço, porém, desafios foram enfrentados. “Ainda estamos com alguns problemas com relação ao refrigerante”. A criação da fórmula se deu através de um convênio feito entre o município de Sério e a Unisinos. O laboratório que trabalha na Unisinos especificamente com a parte de alimentação desenvolveu essa fórmula. Foi uma experimentação.
“Acompanhei todas as provas do refrigerante desde a escolha da cor para saber quanto de pitaya branca e da roxa precisava ser adicionada para chegar na cor que a gente considerava ideal. Foram muitas visitas e testes. Um trabalho extenso e intenso”.
Chegando no refrigerante definido, era hora de buscar parceria para o envase. Uma empresa de Ivoti foi escolhida para essa missão. “Claro que é uma aposta que estamos fazendo com esse refrigerante e temos certeza de que vai dar certo, já deu”, fala emocionado.
De acordo com Freitas, a intenção é que se tenha em Sério a fabricação e a comercialização do produto. “O refrigerante está devidamente registrado no mapa”.
Passado o processo da produção do refrigerante, era a vez de escolher o rótulo. Todo esse processo teve a participação direta do gestor em sua formulação que mostra as montanhas de Sério, fazendo a representação da cidade e, no lado oposto da lata, os símbolos do município, ‘Sério te espera sorrindo’, ‘Sério a terra da Pitaya’ e ‘Sério, a terra dos Vales’.
Desafios do produto
Freitas explica que a validade do refrigerante é o maior desafio no momento, pois a durabilidade é de 60 dias, devido à ausência de conservantes. “Para a comercialização é pouco tempo. O desafio agora é um novo trabalho para encontrar algo que possa aumentar esse prazo de validade”.
O produto foi comercialização exclusivamente para a feira. Foram produzidos somente dois lotes com a produção de 5 mil unidades a preço de R$ 8. Ainda não está sendo oferecido no mercado local.
Associação dos Plantadores de Pitaya
A comercialização do refrigerante de pitaya vai ficar por conta da associação. Freitas esclarece que em 2023, uma nova lei foi aprovada na câmara de vereadores onde o município cedeu gratuitamente a fórmula à associação dos plantadores de pitaya. Mas para isso, foram estabelecidas algumas exigências. “A associação passava a ser responsável pelo desenvolvimento do refrigerante, além do prazo para o desenvolvimento do fermentado de pitaya – assemelharia ao vinho da uva.”
Além disso, Freitas reforça que o objetivo central para o próximo ano, é iniciar a fabricação do refrigerante dentro do município, oportunizando a geração de emprego e renda. “O espaço onde vai funcionar essa produção ainda está em discussão. E, agora, vamos trabalhar em cima do projeto do espumante de pitaya que, caso saia do papel, será o primeiro espumante de pitaya do mundo”.
E complementa, “a pitaya veio para se tornar futuramente em algo importante e decisivo para o município, mas é preciso ter o olhar voltado para nossa vocação, que é a agricultura, a criação de aves, suínos, que garante a renda do município. Precisamos fortalecer também o setor agrícola”.
Avaliação administração
Encerrando o seu primeiro mandato como gestor do município, Freitas destaca a grande evolução da cidade e o fechamento de 2023 com mais de R$ 4 milhões em caixa. Já o orçamento para 2024 gira em torno de R$ 24 milhões. “Investimos muito em máquinas, terrenos, imóveis para a ampliação do parque. O investimento nos últimos três anos supera os R$ 12 milhões”, garante.
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