Encantado confirma dois primeiros casos de dengue

alerta

Encantado confirma dois primeiros casos de dengue

Incidência é 99,1% menor em comparação ao ano passado na cidade

Encantado confirma dois primeiros casos de dengue
Foto: divulgação
Encantado

Encantado registrou os dois primeiros casos de dengue. A incidência de casos é 99,1% menor em comparação ao ano passado. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente, confirmou após três meses sem nenhum registro da doença.

Um dos casos se refere a uma mulher de 21 anos, residente do Parque Perolim, que contraiu a doença durante uma viagem a Tenente Portela, em fevereiro. Após realizar exames no Laboratório Central do Estado, o diagnóstico foi confirmado no dia 4 de março. No entanto, a paciente já está completamente curada após receber acompanhamento da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, incluindo visitas domiciliares, orientações preventivas e exames de acompanhamento.

O segundo caso de dengue registrado no município, é uma criança de 5 anos, residente no bairro Lambari, que apresentou os primeiros sintomas em 4 de março. A testagem foi realizada na rede privada e ela está atualmente sendo acompanhada e monitorada pela equipe de saúde. Além disso, a equipe de endemias faz uma varredura na área afetada.

Incidência de casos é 99,1% menor em relação ao ano passado

O baixo número de casos confirma o progresso notável na luta contra a dengue em Encantado. As medidas preventivas e o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti têm surtido efeito, resultando em uma queda significativa na incidência da doença. Uma das medidas adotadas pela Administração Municipal para reverter o quadro de 2023 foi a nomeação de novos agentes de endemias – responsáveis por identificar possíveis focos de doenças, realizar vistorias em áreas de risco e desenvolver ações, sendo que atualmente nove agentes atuam em Encantado, abrangendo a totalidade de bairros do município.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, a cidade registrou uma redução de 614 vezes nos casos em relação a 2023, passando de 8.050 casos por cada 100.000 habitantes para apenas 13,1 casos por cada 100.000 habitantes em 2024. A incidência de dengue por município é uma medida que avalia a quantidade de casos da doença em relação à população de determinado município. É um indicador utilizado para analisar a intensidade da transmissão da dengue no município.

Para reforçar a prevenção, o município realiza nesta quinta-feira, 7,  borrifação residual intradomiciliar em estabelecimentos públicos, postos de saúde, escolas e no Centro Administrativo Municipal. Além disso, levantamentos do Índice Rápido de Aedes aegypti foram conduzidos com a visita de agentes de combate a endemias em aproximadamente 250 imóveis e a coleta de larvas do mosquito para análise laboratorial.

Ainda, a Secretaria de Saúde e Meio Ambiente tem implementado diversas outras ações, incluindo medidas educacionais em parceria com a Secretaria de Educação, para eliminar a ameaça da dengue. A instalação do Laboratório Municipal de Entomologia também será um passo significativo no combate à doença, auxiliando em decisões mais rápidas e eficazes.

O prefeito Jonas Calvi, comemora os avanços no enfrentamento da dengue no município, elogiando o trabalho da Secretária de Saúde e Meio Ambiente, Karoline Crippa, como a “inimiga número 01 do mosquito”. Ele destaca que os resultados refletem os esforços da equipe, que foi ampliada com novos agentes de saúde e endemias, e da população em combater os focos do mosquito. “Estamos comprometido em seguir intensificando os esforços de prevenção e combate à dengue em Encantado, mas não podemos baixar a guarda, todos devem seguir colaborando com as ações de prevenção”, salienta.

Acompanhe
nossas
redes sociais