Avanço importante nas habitações

Opinião

Diogo Fedrizzi

Diogo Fedrizzi

Avanço importante nas habitações

A foto é de 25 de setembro de 2023. Nesse dia, o prefeito de Encantado, Jonas Calvi (PSDB), e o coordenador da Defesa Civil, Roberto Pretto, vistoriavam o terreno localizado na Rua Augusto Pretto, ao lado da Sala de Vacinas. A área foi escolhida para receber três dos cinco prédios que serão construídos para as famílias que perderam imóveis na enchente de setembro. Os outros dois serão erguidos no terreno onde hoje funciona a incubadora de empresas, na Rua Erich Franz Annerl. Cada prédio tem quatro pavimentos. No total, serão 80 apartamentos e o valor máximo estabelecido pelo Ministério das Cidades é de R$ 154 mil.

Passados seis meses da tragédia, Calvi comemora um importante avanço nos projetos habitacionais. Ontem, 6, uma empresa se classificou após atender aos requisitos estabelecidos pelo edital e aguarda a habilitação por parte da Caixa Federal para iniciar a obra.

A expectativa agora é para definir a construtora responsável pelas 100 casas no bairro São José. E já nesta quinta-feira, 7, ocorre na Prefeitura a sessão de análise da documentação para selecionar as empresas. E o sentimento de Calvi é de otimismo também nesse processo.

Marino mantém disposição para concorrer a prefeito

O vereador Marino Deves (PP) assumiu o posto de principal voz da oposição no parlamento encantadense. Nas primeiras sessões desse ano, o progressista subiu o tom contra o governo municipal e o alvo da maioria das cobranças é o prefeito Jonas Calvi (PSDB), tanto que o nome do chefe do Executivo é citado e repetido com ênfase nas manifestações mais contundentes.

O comportamento de Marino pode ser compreendido por duas situações: primeiro, não só para fortalecer seu protagonismo na oposição, mas também para demonstrar contrariedade a qualquer movimento de aliança do PP com o atual governo, situação que já foi debatida e até defendida por integrantes do próprio partido.

A outra é que o experiente político não engoliu, e pelo jeito nem vai engolir, a aproximação dos três colegas progressistas, Sander Bertozzi, Diego Pretto e Valdecir Cardoso, com a bancada tucana para eleger a atual mesa diretora, liderada por Sandra Vian (PSDB). Tanto que, em uma das últimas sessões, Marino chegou a questionar o colega Sander: “Eu sei que lado estou, e você?”. A provocação ocorre em meio às revelações de que Sander já fora convidado pelo prefeito Jonas Calvi para ser seu vice nas eleições de outubro.

Os conflitos internos dentro da bancada do PP ficam evidentes a cada sessão. A última polêmica envolveu a inserção do líder da oposição no regimento interno da Casa e a indicação de Marino para a função.

Nesse cenário, embora tenha ciência de que há preferências internas que defendem os nomes do ex-prefeito Paulo Costi e do ex-vice-prefeito Enoir Cardoso para compor uma possível chapa pura do PP, Marino alimenta a vontade de ser prefeito de Encantado. É sonho antigo! E assim se manterá até o dia da convenção. Caso a maioria do diretório e da executiva opte por outros candidatos à majoritária, ele tentará o terceiro mandato consecutivo como vereador. Pelo menos por enquanto, não há sinais de que Marino deixará o PP, embora já tenha sido assediado por dois grupos políticos.

Nasce um mito?

O ato de fundação da Associação Memorial Cultural Adroaldo Conzatti, realizado na terça-feira, 5, impressionou pela mobilização, emoção e entusiasmo do público presente. A nova entidade, idealizada por Gilson Conzatti, filho do ex-prefeito, foi criada para ser a mantenedora de um futuro Centro Cultural, a fim de preservar e expor o acervo de documentos, fotos e materiais que resgatam a trajetória política e profissional de Conzatti. O que poderia ser apenas uma cerimônia formal, se transformou em um grande tributo ao mentor do Cristo Protetor. Não foram poucos os que fizeram questão de pegar o microfone e lembrar histórias emocionantes e pitorescas do convívio com Conzatti. É inquestionável que sua trajetória ficará eternizada na história de Encantado. Ah, e o local onde será construído o Centro Cultural ainda será definido, mas a ideia é que seja próximo à Casa de Cultura.

BASTIDORES

  • Em Encantado, o projeto do Centro de Inovação e Tecnologia está pronto e será apresentado a um investidor nos próximos dias. A ideia do governo municipal é detalhar o planejamento à comunidade até o final do mês e, em seguida, iniciar as obras de reforma do prédio no antigo campus da Univates, no Bairro São José. O investimento total é de R$ 5 milhões.
  • Em Putinga, o projeto do vereador Cassiano Spinelli (MDB) de construir uma estátua ou um busto para o ex-prefeito Mario Villanova Seixas foi rejeitado pela maioria. Falecido em 2020, aos 88 anos, Seixas era médico, integrou a comissão emancipacionista e comandou o município por três mandatos. Ele também dá nome ao Centro Administrativo Municipal. O assunto polemizou a sessão de segunda-feira, 5, por alguns minutos. Alguns parlamentares argumentam ser exagerada tal “idolatria” a Seixas e sugeriram a instalação de um letreiro para identificar o prédio da Prefeitura.
  • Em Doutor Ricardo, o MDB pretende definir até o fim de semana quem será o cabeça de chapa na eleição. Alvaro Giacobbo e Nilton Rolante, atual e ex-prefeito, tentam se acertar. E o PP, só de olho!
  • Em Relvado, a expectativa é de que as obras do novo Parque de Máquinas sejam concluídas até abril.
  • Em Arvorezinha, o prefeito Jaime Borsatto (PP) anunciou, em entrevista coletiva, o projeto de construção da sede para o Corpo de Bombeiros Voluntários. Uma campanha foi lançada para sensibilizar a comunidade a contribuir com doações em dinheiro ou material.

EU PERGUNTO!

Qual será o primeiro vereador da região alta a anunciar a troca de partido de olho nas eleições?
De hoje até 5 de abril vigora a janela partidária, período em que os legisladores municipais podem mudar de partido sem perder o mandato.

Acompanhe
nossas
redes sociais