A nova rua aberta abaixo da ponte do Arroio Grande na ERS-130, em Arroio do Meio, visa garantir mais segurança aos usuários e mobilidade ao trânsito entre os bairros São José, centro e Medianeira. O trecho tem 500 metros de extensão entre a rua São José e a rua Érico Veríssimo.
O projeto foi idealizado pela secretaria de Planejamento. No trabalho aturam máquinas da secretaria de Obras e Serviços Urbanos com a colocação de tubos e abertura e alargamento da rua.
Conforme o secretário do Planejamento, Carlos Rafael Black, a iniciativa foi uma alternativa encontrada pelo município para desafogar o trânsito do trevo da cidade. O projeto é muito semelhante ao realizado na rua Juscelino Kubitschek que liga o centro ao bairro Dom Pedro.
Segundo ele, a via já está liberada, porém ainda não é possível acessar o centro devido às obras na nova ponte dos Wünsch. Motoristas que vêm do bairro Medianeira podem acessar a rua, passar por baixo da ponte e ingressar na rodovia em direção à Encantado. Já os motoristas do bairro São José, podem acessar a rua e ir até a Medianeira sem necessidade de atravessar a rodovia.
Nova ponte
Além da abertura de uma nova rua entre os dois bairros, no São José está em andamento as obras da nova ponte dos Wünch. O projeto está orçado em 350 mil, a maior parte vindos da União por meio de emenda parlamentar.
O objetivo no local é substituir uma estrutura antiga de madeira construída nos anos 60 e garantir a travessia segura de pedestres, veículos leves e caminhões pesados. “A nova estrutura ficará mais alta e permitirá o trânsito em mão dupla”, explica Black. A obra é executada pela empresa Graxaim Construtora de Santa Margarida do Sul.
A nova ponte terá 11 metros de comprimento e 9,6 de largura, elevando-se a 7,5 metros acima do leito do Arroio do Meio. O prazo de conclusão da obra é de dois meses.