UPA lotada gera críticas e gestores reagem sobre aumento na demanda

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UPA lotada gera críticas e gestores reagem sobre aumento na demanda

Comunidade reclama da demora dos atendimentos, enquanto unidade de saúde destaca que a prioridade é a urgência e emergência. Casos leves não devem ser encaminhados à instituição

UPA lotada gera críticas e gestores reagem sobre aumento na demanda
Autoridades afirmam que casos mais leves podem ser encaminhados aos postos de saúde, mas comunidade ainda reclama da demora. (Foto: Caetano Pretto)
Lajeado

A reclamação de moradores pela demora no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento de Lajeado (UPA), é um assunto recorrente no município. Pacientes alegam esperar horas na fila por uma consulta. Por outro lado, autoridades afirmam que 80% dos casos registrados na unidade são leves e poderiam ser encaminhados aos postos de saúde.

De acordo com o coordenador dos postos de saúde e da UPA, em Lajeado, Celso Kaplan destaca que, em fevereiro, a média de atendimentos diários foi de 221 consultas na UPA. Já em janeiro, a média foi 209. Em relação ao mesmo período do ano passado, ele diz não ter tido grandes acréscimos na demanda pelo serviço.

O maior movimento é de sexta-feira a segunda-feira, quando os atendimentos passam de 340 no dia. Por isso, desde o último fim de semana, mais um médico foi incorporado ao quadro da unidade, que contava com quatro profissionais, nos dias de fluxos maiores. Uma estratégia para atender um possível surto de dengue também está sendo estabelecida para as próximas semanas.

Urgência e emergência

Kaplan destaca que, na sexta-feira, 1º, foram registrados um casos de atendimento muito urgente, 46 urgentes, 193 pouco urgentes e 39 normais na unidade. “Isso explica o contexto. A maioria, 80% dos casos, poderiam ser atendidos em unidades de saúde dos bairros. Só é recomendado procurar a UPA em casos de urgência e emergência”.

O coordenador afirma que a procura pela unidade no fim de semana também é pelo horário de funcionamento. “Mas tem casos que não há necessidade de ir. Eles vão muitas vezes para tocar receita ou outras coisas básicas. Claro que, nesses casos, vai demorar um pouco mais o atendimento, porque a prioridade são as urgências”.

No sábado, 2, a UPA contabilizou 222 atendimentos. Desses, um caso foi muito urgente e 49 urgentes. Crianças, idosos e pessoas com deficiência também ganham prioridade nos atendimentos.

De acordo com Kaplan, há um movimento por parte da secretaria de saúde para conscientizar a comunidade. “Temos que trabalhar com os agentes, fazer com que eles ganhem mais vínculo com as unidades, que têm o seu movimento ligado à unidade mais próxima”.

Ele destaca que, desta forma, é possível criar um vínculo entre o médico e o paciente, além de com enfermeiros e técnicos, que gera mais segurança no atendimento dentro dos postos de saúde.

Kaplan ainda ressalta que, além de Lajeado, pelo menos outros 18 municípios são atendidos pela UPA. “Isso também acarreta em um volume que fica além do que teríamos”. As principais demandas da unidade hoje são atendimentos de acidentes, quedas, entre outros ferimentos graves.

Sobre a UPA

A unidade tem, hoje, a gerência administrativa compartilhada entre o governo municipal e a Univates. A estrutura conta com equipamentos para atendimento de urgências e emergências, além de apoio ao diagnóstico, como eletrocardiograma e exames de raio-x.

Os exames laboratoriais são realizados pelo Laboratório de Análises Clínicas (LAC) Univates 24 horas por dia. A UPA conta ainda com farmácia para dispensação de medicamentos que atendem às prescrições feitas no local.

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