Os planos do PT no Vale

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Os planos do PT no Vale

Há dez anos o Partido dos Trabalhadores governava a cidade de Lajeado com Luís Fernando Schmidt à frente do Executivo. E mais. À época, o PT comandava outras quatro prefeituras da região (Taquari, Westfália, Tabaí e Relvado) e possuía um bom número de vereadores nas mais diversas câmaras legislativas. Com os escândalos projetados pela Operação Lava Jato e o impeachment (ou golpe parlamentar) contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), a “moral” da principal sigla de esquerda no país sucumbiu ainda mais no Vale do Taquari, um reduto eleitoral historicamente espinhoso aos petistas. Não por menos, o segundo partido com maior número de filiados em solo nacional não elegeu um só prefeito na eleição de 2020 (elegeu apenas três vice-prefeitos em Taquari, Paverama e Westfália). Diante do quadro adverso, a coordenação regional busca retomar a confiança entre os próprios eleitores para retomar o protagonismo de outrora.

Para as eleições municipais de outubro, o PT demonstra confiança e já indica ao menos seis pré-candidatos a prefeito (a). Além do vereador Sérgio Kniphoff, em Lajeado, a coordenação regional confirma os nomes de Luciano Moresco, em Encantado; Carlos Renato Dreyer, em Teutônia; Rudimar Müller, em Cruzeiro do Sul; Anderson Vargas, em Tabaí; e Denise Goulart, em Estrela. Da mesma forma, a sigla do presidente Luís Inácio Lula da Silva vai trabalhar para retomar espaços nos plenários legislativos. Hoje são 12 vereadores do PT no Vale do Taquari. Um número considerado baixo. Em Lajeado, por exemplo, o partido conquistou uma única cadeira no pleito de 2020, com o próprio Kniphoff. Em Taquari, o resultado foi um pouco melhor, e hoje são três petistas no plenário. Há outros oito vereadores em cinco municípios menores da região. Mas em Estrela, Teutônia, Arroio do Meio e Encantado o partido não possui espaços na denominada “casa do povo”.

PL em Santa Clara do Sul

O Partido Liberal (PL) foi criado na semana passada em Santa Clara do Sul. O movimento é encabeçado pelo vereador Tiago Carvalho, ex-PTB, e pelo operador de máquinas Marcelo Pohl, ligado ao PP. Segundo alguns articulistas, a intenção deste novo grupo do PL é apoiar o pré-candidato a prefeito pela oposição, Márcio Hass (ex-PTB). Resta saber se Hass vai seguir com o apoio oficial do PT – foi assim no pleito de 2020. Afinal, é difícil enxergar harmonia entre PL e PT.

Carine contra-ataca

Ex-primeira dama, ex-secretária municipal, e pré-candidata a prefeita, Carine Schwingel (União Brasil) tem recebido críticas indiretas e constantes por parte de membros do alto escalão do governo municipal. Nesta semana, resolveu contra-atacar a gestão de Elmar Schneider (MDB). Ela postou um vídeo nas redes sociais para questionar a contratação – por parte do Executivo – do Padre Alessandro Campos para uma apresentação pública durante a programação de Páscoa no município. “O governo anunciou R$ 255 mil para custear no show. E eu falo que é gasto pois está saindo dos cofres municipais, enquanto há tantas leis de incentivo à cultura para serem utilizadas”, afirma. Além disso, ela sugere a utilização do recurso para realizar eventos com artistas locais. O assunto também foi debatido ontem, na sessão da câmara de vereadores. Vereador do PP e pré-candidato a vice-prefeito, João Braun ameaça ingressar no Ministério Público para suspender a apresentação religiosa.

PSD mais forte em Teutônia

O partido do ex-prefeito e pré-candidato a prefeito Renato Altmann ganha importantes reforços nos próximos dias. Os vereadores Jorge Hagemann (atual presidente do Legislativo) e Luias Wermann vão deixar o PDT e o Cidadania, respectivamente, e devem assinar filiação com o PSD. Para isso, o diretório municipal projeta evento no dia 22 de março, com a presença do secretário estadual do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus (PSD). Além de fortalecer a própria sigla, Altmann também angaria apoio de outros partidos. Na sexta-feira, por exemplo, o PRD (fusão entre PTB e Patriota) confirmou apoio ao ex-gestor. Com isso, a provável coligação já conta com PSD, PRD, MDB e PP.

Schneider (ainda) não assinou exoneração de Renata

O pedido de exoneração da secretária de Assistência Social de Estrela ainda não foi assinado pelo prefeito Elmar Schneider (MDB). Ou seja, e por ora, Renata Cherini (PL) permanece à frente da pasta e, em tese, segue aliada ao atual gestor na busca pela reeleição. Questionada sobre o futuro no governo, ela reforça a intenção de sair em função do arquivamento da denúncia protocolada por ela contra o vereador Volnei Zancanaro (União Brasil) – uma decisão que contou com votos de todos os vereadores da base governista –, mas salienta “um carinho especial pelo Schneider”. Aguardemos!

TIRO CURTO

  • O governo de Lajeado investiu na recuperação do asfalto na Rua Bento Rosa, no trecho entre a BR-386 e as proximidades com a Clínica Central, em Carneiros. Mas tudo indica que o Executivo desistiu de manter a pleno a ciclovia existente no local.
  • Também em Lajeado, o Executivo aguarda posicionamento das entidades ligadas ao setor da construção civil para dar andamento ao projeto de lei de reformulação do Código de Obras.
  • A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), o governo de Lajeado e a CIC/Vale do Taquari protagonizam encontro com representantes da CCR Viasul e da Antt. O evento ocorre hoje, às 15h, no salão de eventos da Acil. Em pauta, claro, obras de ampliação e duplicação da BR-386.
  • Em Fazenda Vilanova, as pesquisas internas sobre a preferência do eleitor são escassas. Mas em breve deve ser realizada uma análise sobre o governo do atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Amarildo da Silva (PDT).
  • Aliás, a atual gestão de Fazenda Vilanova anuncia o cercamento eletrônico da cidadea. Um movimento necessário à segurança do Vale do Taquari.
  • O PP se reuniu em Cruzeiro do Sul e confirmou a pré-candidatura a prefeito de Cesar Marmitt, o popular “Dingola”. Ele já foi o chefe do Executivo entre 2013 e 2016.
  • A câmara de vereadores de Encantado transferiu a sessão de ontem para hoje em função de “um problema no quadro de energia elétrica” do prédio do Legislativo.
  • Hoje será fundada a Associação Cultural Memorial Adroaldo Conzatti, em homenagem ao saudoso ex-prefeito de Encantado, que nasceu em um cinco de março de 1940 e faleceu no dia 19 de março de 2021. O ato ocorre às 19h, no auditório do Centro Administrativo Municipal Adroaldo Conzatti, e será aberto ao público.

Acompanhe
nossas
redes sociais