A secretária Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann é uma das vozes dentro do governo estadual quando o assunto é debate sobre a construção de um plano coletivo para combate às enchentes e catástrofes naturais.
Nomeada na semana passada para integrar o Conselho Regional do Iclei na América do Sul, ela conversa sobre o assunto e fala das expectativas, em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, desta terça-feira, 5.
Para ela, ser escolhida para representar a instituição demonstra o reconhecimento a nível mundial do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo do Rio Grande do Sul, e o quanto o estado ainda pode avançar nas pautas ambientais conectadas às mudanças climáticas.
O Iclei é uma organização não governamental internacional que dá consultoria técnica e trabalha no processo de inclusão dos governos subnacionais, ou seja, municípios e estados que estão na pauta das mudanças climáticas conseguem ter a sua inserção nos núcleos internacionais através do Iclei.
Conforme Marjorie, o Iclei possui comitês executivos distribuídos por vários continentes e o convite veio para que integrasse esse comitê executivo regional da América do Sul. “Sou a única mulher que faz parte do grupo na América do Sul e, junto comigo, outros brasileiros. Mas a ideia é que essas autoridades que fazem parte dos países latinos, representantes do Equador, da Argentina e Peru possam nortear quais as estratégias importantes para o nosso continente junto a essas discussões internacionais”.
Ainda, “o Iclei presta assessoria para várias cidades e estados do norte do país e o RS iniciou um trabalho com eles mais expressivo no lançamento do programa Proclima 2050, estratégias para o enfrentamento das mudanças climáticas, em outubro do ano passado”.
Acompanhe a entrevista na íntegra