A Escola Municipal de Ensino Fundamental João Beda Körbes, de Arroio do Meio, completava duas décadas há 20 anos. Inaugurada no bairro Aimoré em 4 de março de 1984, tinha 48 alunos e três professores na época. Em 2004, eram 319 estudantes, atendidos por 24 professores.
Para aquele ano, um laboratório de informática e outro de ciências estavam sendo construídos, além de mais banheiros. A primeira ampliação tinha ocorrido em 1990 e, desde então, a escola tinha melhorado a infraestrutura de forma considerável.
A escola levava o nome de João Beda Körbes. O patrono nasceu em 1907, em Montenegro, e veio para Arroio do Meio na juventude, fixando residência na comunidade de Aimoré. Ali, sentiu necessidade de uma igreja e vendeu parte de suas terras para a comunidade católica, por um valor irrisório. Anos mais tarde, parte desse terreno foi doado para a construção da escola. Körbes não chegou a ver a escola funcionando, já que morreu em 1983.
Multa de R$ 50 mil por crime ambiental
Por meio de uma denúncia anônima, o Batalhão da Polícia Ambiental de Lajeado verificava um possível crime ambiental no interior de Anta Gorda. Em duas propriedades haviam sido derrubadas áreas de mata nativa e preservação permanente. As árvores tinham sido queimadas. Na época, os valores da multa poderiam alcançar os R$ 50 mil.
Há 50 anos…
Nova diretoria no STR
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul organizava as eleições para a nova diretoria. Na época, cerca de mil agricultores participaram da votação e elegeram Lauro Diel, Abilio Kuhn e Roberto Ely para a administração do STR. Como suplentes estavam Ervino Schmidt, Olavo Kretschmann e Arno Heisler. Para o Conselho Fiscal, Werno Henrichsen, Leo Krombauer e Erni Johner.
Programação para o Sesquicentenário
Há 50 anos, vinham a Lajeado os membros dirigentes do grupo Schwaben da Alemanha, formado por 82 artistas. Eles apresentavam números de dança e canto e tinham uma orquestra. Na época, a ideia era que eles fossem uma das atrações para as comemorações dos 150 anos da imigração alemã no Brasil, nas festividades do Sesquicentenário em Lajeado.
1974
Crise na Itália – O primeiro-ministro Mariano Rumor renunciava ao cargo. No mesmo período, a Itália agendava um plebiscito referente à Lei do Divórcio no país. A lei tinha sido promulgada em 1970, mas foi somente confirmada em 1974 por meio de um referendo popular. A medida representou um passo importante na separação entre o Estado e a Igreja, já que a Itália, por séculos, foi regida pelas leis papais.
Hoje é
- Dia do Filatelista Brasileiro
- Dia Nacional da Música Clássica
- Dia da Integração Cooperativista
- Dia Mundial da Eficiência Energética
Santo do dia: São João José da Cruz