Neste sábado, às 16h30min, serão disputados, simultaneamente, os seis jogos que definem quem cai, quem fica e quem vai às quartas de final do Estadual. O Grêmio recebe o Guarany, na Arena, enquanto o Internacional joga em Caxias do Sul contra o Juventude.
Das 12 equipes, apenas três vão a campo para cumprir tabela. Inter e Grêmio, já classificados em 1ª e 2º lugar, respectivamente, não disputam mais nada, enquanto o Santa Cruz, afundado na lanterna, já está rebaixado.
Dono da melhor campanha, o Internacional deve poupar alguns jogadores, visto que tem compromissos importantes nas próximas semanas, pela segunda fase da Copa do Brasil e a eliminatória do Gauchão.
Além disso, o Inter defende uma invencibilidade de sete jogos, contando a Copa do Brasil. A expectativa é de uma equipe mista ou reserva. Chance para Bruno Gomes e Wesley, além de Alario, autor de gols importantes nos dois últimos jogos ganhar mais minutagem. O provável time titular deve ter Anthoni; Bustos (Igor Gomes), Vitão, Robert Renan e Renê (Thauan Lara); Rômulo; Gustavo Prado, Bruno Gomes e Wesley; Lucca e Alario.
Porém, o Inter quer a vitória para seguir somando pontos, pois durante o mata-mata segue somando pontos para definir o mando de campo da final. Hoje o colorado está cinco à frente do Grêmio.
O Juventude entra em campo com o objetivo de assegurar presença no G-4, o que dá vantagem nas quartas de final. Para isso, será necessário superar a sequência negativa de quatro partidas sem vencer. Mandaca e Lucas Barbosa brigam por espaço entre os titulares. Lucas Wingert; João Lucas, Zé Marcos, Boza e Alan Ruschel; Oyama, Jadson, Mandaca (Lucas Barbosa) e Jean Carlos; Erick Farias e Gilberto deve ser o time titular.
Dúvidas no Grêmio
Após preservar jogadores na Recopa Gaúcha, o Grêmio indicou que vai utilizar força máxima na última rodada da primeira fase do Gauchão. Por diferentes motivos, porém, existem dúvidas na projeção do time titular para a partida que ocorre na Arena.
Titular contra o São Luiz, o goleiro Caíque será mantido no time, uma vez que Marchesin se lesionou e deve ficar de fora dos próximos jogos. Ainda na defesa, Geromel pode iniciar a partida, com isso Rodrigo Ely vai para o banco de reservas.
Pendurados, Villasanti e Reinaldo devem começar o jogo no banco de reservas. O meia Cristaldo, que foi reserva no Gre-Nal, mas que deve reaparecer na equipe neste fim de semana, mais os atacantes Nathan Fernandes, Galdino e André Henrique fecham a lista dos atletas que possuem dois amarelos. Du Queiroz deve substituir Villasanti. Já Maik é a opção para o lado esquerdo.
No ataque, Gustavo Nunes é o mais garantido. Na outra ponta, Pavón deve começar a partida. Diego Costa deve fazer a sua estreia, mas não existe a confirmação se como titular ou reserva.
Um possível Grêmio para sábado tem: Caíque; João Pedro, Geromel (Rodrigo Ely), Kannemann e Maik (Reinaldo); Du Queiroz (Villasanti), Pepê e Cristaldo; Pavón, Gustavo Nunes e Diego Costa (JP Galvão).
Melhor time do interior, o Guarany não perde desde 24 de janeiro. Na ocasião, em partida válida pela segunda rodada foi goleado por 4 a 0 para o Juventude. O time de Bagé já garantiu classificação à próxima fase do campeonato estadual. A dúvida ainda é em relação aos três pendurados — caso recebam cartão amarelo contra o Grêmio, ficam fora das quartas de final. Rodrigo, Lessa e Saulo são os jogadores com dois cartões que podem ser preservados.
Transmissão
O Grupo A Hora transmite o jogo do Grêmio na Rádio 102,9 FM e no streaming grupoahora.net.br, além das redes sociais do A Hora Gre-Nal. Já a partida do Internacional contra o Juventude será no Youtube A Hora Gre-Nal e nas redes sociais.