As movimentações no mercado de veículos colocam Lajeado na vitrine do setor no Estado. Dois dos principais grupos empresariais do segmento iniciaram operações no município nos últimos dias. O Grupo CarHouse inaugurou concessionária Hyundai com 5 mil metros quadrados às margens da ERS-130, no bairro Florestal. Já o Grupo Brenner adquiriu as operações das marcas Mitsubishi e Kia, antes pertencentes à Kaimon.
As duas operações mais recentes demonstram a força do mercado automotivo do Vale do Taquari e se somam a outras iniciativas, tanto no mercado de zero quilômetros quando no de usados. É o caso de empresas como a Betiolo, que anunciou nova loja em Estrela e diversificou os negócios a partir da construção de um centro logístico às margens da Rodovia da Produção. Outro exemplo é a Hélio Automóveis, que investe na instalação de uma revenda ampliada, também às margens da BR-386.
Gerente da CarHouse Lajeado, Diego Ortiz afirma que a nova unidade reflete o potencial da região. Segundo ele, a empresa saiu de um espaço de 1,5 mil metros quadrados para um complexo de 5 mil metros quadrados, com venda de veículos novos, seminovos e peças, além de oficina especializada.
“Temos operação em Lajeado desde 2016 e sempre tivemos um olhar especial para a região devido a sua força econômica”, destaca. Conforme Ortiz, além da loja ampliada, o grupo empresarial também adquiriu terrenos nas redondezes, pensando em uma futura expansão.
Fundado em Santa Maria, o Grupo CarHouse estabeleceu sede em Porto Alegre e hoje possui 16 concessionárias, sendo 15 no RS e uma em Santa Catarina, das marcas Hyundai, Toyota e Lexus. Conforme Ortiz, os investimentos na região foram corroborados pelos números dos últimos anos. “Hoje, a região do Vale emplaca mais do que a média Hyundai do Brasil.”
Segundo ele, a ampliação dos investimentos do setor na região é extremamente benéfica por promover uma concorrência saudável, tanto para o consumidor quanto as próprias concessionárias. “Se em anos anteriores os clientes de Lajeado procuravam a Serra e a região Metropolitana para adquirir veículos, hoje ocorre o caminho inverso, com clientes dessas regiões optando por comprar aqui.”
Retorno ao mercado automotivo
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Luís Carlos Brenner, Fábio André Brenner, Marco Antônio Brenner e Galiardo Fornari no primeiro dia de operações com a Mitsubishi. (Foto: THIAGO MAURIQUE)
O Grupo Brenner iniciou na sexta-feira, dia 1º de março, as operações na concessionária Mitsubishi, antes pertencente ao Grupo Kaimon. A empresa, que também ficará responsável pela marca Kia, retorna ao mercado automotivo após o fechamento da fábrica da Ford no Brasil, que resultou no fim das operações do grupo com a marca norte-americana.
Gerente administrativo da Valecross, empresa pertencente ao Grupo Brenner, Galiardo Fornari afirma que a família Brenner trabalha com concessionária desde 1969, com a abertura da concessão da Agrale. “A empresa tem uma longa trajetória representando marcas, incluindo segmentação agrícola, de motocicletas e própria Ford.”
Diretor do Grupo Brenner, Marco Antônio Brenner afirma que, desde o encerramento das atividades com a montadora norte-americana, o grupo procurava uma oportunidade para retornar ao segmento de automóveis. A opção pelas operações da Mitsubishi e da Kia se deu pela reconhecida qualidade das marcas. “São marcas com um nível de acabamento, performance e tecnologia muito avançados e um público específico.”
Outro fator determinante para o fechamento do negócio foi a de trabalhar com marcas que não apostam somente no volume, mas também em produtos de maior valor agregado, portanto com público mais selecionado. “Quando o valor agregado dos produtos é menor, precisa de um grupo de trabalho maior para itens que não são tão relevantes para os resultados da empresa. Isso incha o tamanho da organização com produtos de baixa rentabilidade.”
De acordo com Galiardo, os objetivos do grupo com as operações são, no curto prazo, a estruturação de Lajeado, para, no médio e longo prazo, iniciar a abertura de rede por meio de filiais. “Todas as marcas que trabalhamos, primeiro estruturamos unidade para depois ampliar e ganhar escala.”
Logística privilegiada
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Com operações em Lajeado desde 2008, Grupo Betiolo anunciou novos investimentos em Estrela. (FREDERICO SEHN/DIVULGAÇÃO)
Diretor do Grupo Betiolo, Albino Betiolo Neto destaca a localização geográfica e a facilidade logística da região como fatores determinantes para a consolidação do Vale do Taquari no mercado de automóveis. Segundo ele, a empresa chegou à Lajeado em 2008, justamente por perceber essa proximidade com as principais cidades de interesse no RS – Porto Alegre e região Metropolitana, Caxias do Sul, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul.
“Esse corredor da duplicação da BR-386 é determinante para a ampliação dos negócios”, explica. Hoje a Betiolo está posicionada em Lajeado com as marcas Fiat, Jeep e RAM. A empresa saiu do Centro da cidade para as margens da rodovia, o que resultou em mais visibilidade, possibilitou investimentos no espaço físico e a inclusão de outras unidades de negócios, como seminovos, mecânica e setor de peças.
Segundo ele, os movimentos ampliaram significativamente o volume de vendas, resultando em maior força e espaço no mercado. “A ampliação dos investimentos das concessionárias e revendas na região é saudável para os negócios de todos. Neste ano, tivemos um janeiro aquecido como não acontecia a muito tempo.”
Ampliação em seminovos
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Com 44 anos de tradição, Hélio Automóveis é administrada pelos irmãos Hélio Arnhod Júnior e Maurício Arnhold. (Foto: THIAGO MAURIQUE)
Com 44 anos de história no ramo de revendas, a Hélio Automóvel investe na ampliação do negócio, em uma área localizada às margens da BR-386. Sócio da empresa, Hélio Arnhold Júnior afirma que a decisão vem da necessidade de aumentar o espaço disponível na revenda, além de integrar o ecossistema econômico formado na rodovia.
“Lajeado é um expoente do setor de veículos pela localização geográfica, mas também pela audácia das pessoas que trabalham no setor, tanto em concessionárias quanto nos seminovos. Não é uma região promissora, já é realidade”, assinala. Segundo ele, as movimentações recentes no mercado favorecem o setor como um todo e, se antes as pessoas iam para Serra e Porto Alegre para encontrar estilos e modelos específicos, hoje o movimento se inverteu.
“Estamos recebendo muitos clientes de fora algo que vai se intensificar quando estivermos instalados na rodovia”, ressalta. A inauguração está prevista para 2025 e a empresa pretende aumentar a participação no mercado com ampliação do trabalho na linha de caminhonetas e também na linha premium.