Neste sábado, uma delegação de atletas brasileiros embarca rumo à cidade de Waltkraiburg, na Alemanha, para participar do Campeonato Europeu de Eisstocksport, que ocorrerá de 5 a 10 de março. O Brasil será representado por equipes tanto femininas quanto masculinas, destacando-se como um dos países participantes neste evento de prestígio.
A equipe brasileira masculina será composta por Milton Bressler, Luiz Carlos Kaufmann, Silvino Sehnem, Roque Haas, Paulo Fröhlich e Eduardo Frey, enquanto a equipe feminina será representada por Tarcila Fröhlich, Ingrid Emmel, Claci Lied, Terezinha Hoffmann e Jutta Frey.
Para Terezinha, a expectativa é muito grande, já que é a primeira vez que vai jogar no gelo e na Europa. “O importante é ter tranquilidade. Esperamos que tudo corra bem e que façamos bonito. Mesmo que os resultados não forem os esperados,já valeu a participação.”
Mais experiente, Claci vai para sua décima participação. Desde 2007 até 2015 jogou competições em países como Áustria, Itália, Alemanha e Eslovênia. “Pra mim representa muito orgulho por fazer parte da equipe que vai representar o Brasil.”
O presidente da Federação de Eisstocksport, Sergio Böhm, expressa a grande satisfação com a participação das delegações brasileiras no campeonato europeu. “Apesar de o Brasil ser um país convidado, a presença das equipes brasileiras demonstra o compromisso e a relevância do país nesse esporte.”
Enfatiza a importância desse evento para o crescimento do Eisstocksport no Brasil, oferecendo também uma experiência para os atletas, especialmente aqueles que nunca competiram em pistas de gelo. “Isso agrega um novo desafio e aprendizado à jornada esportiva desses competidores.”
Com expectativas elevadas e determinação, os atletas brasileiras estão prontas para enfrentar os desafios e representar o país com orgulho neste campeonato europeu, buscando alcançar resultados expressivos e contribuir para a expansão e reconhecimento do Eisstocksport no cenário internacional.
Além do Brasil, participam atletas da Dinamarca, Alemanha, Finlândia, França, Itália, Letônia, Suíça, Guatemala, Quênia, Áustria, Lituânia, República Tcheca, Eslovênia, Ucrânia, Hungria e Luxemburgo.