Lançamento nacional da Intelbras, a linha de drones Enterprise, com Inteligência Artificial embarcada foram apresentados ontem em evento promovido pela Suprivale na Casa do Morro, em Cruzeiro do Sul. Os equipamentos têm tecnologia para uso em operações de segurança pública e resgate, além de capacidade para atender ao mercado do agronegócio e da construção civil, entre outros.
De acordo com o sócio da Suprivale, Douglas Cíceri, entre as funções disponíveis estão o reconhecimento facial e de placas de veículos, medição de altura em relevos, leitura de tipos de vegetação, contagem de público, além de câmeras térmicas. “É possível identificar pessoas nas casas e nas matas, auxiliando as buscas em casos de tragédias como as enchentes que tivemos aqui.”
Conforme Cicceri, o dia de ontem foi dedicado à apresentações para profissionais da segurança pública, com participação de representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Brigada Militar, Polícia Civil e Ministério Público. Nos próximos dias, o equipamento será apresentado à empresários do agronegócio e do setor de terraplanagem. “São equipamentos que fazem demarcação territorial, monitoramento de lavoura e rebanho, além de altimetria, entre outras inúmeras utilidades para o setor empresarial.”
Municípios do Vale concorrem ao prêmio Prefeitura Empreendedora
Prêmio que reconhece os melhores projetos municipais de incentivo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento, o Prefeitura Empreendedora, do Sebrae destaca as políticas públicas voltadas às micro e pequenas empresas. A edição de 2024 teve 107 projetos inscritos e os vencedores das dez categorias serão divulgados em cerimônia no dia 27 de março. Eles também representarão o Estado na etapa nacional, que ocorre em Brasília no mês de junho.
Os 41 municípios finalistas passaram por avaliações técnicas de comissões formadas por especialistas de entidades representativas, universidades e instituições de pesquisa. Do Vale do Taquari, foram classificados projetos de Encantado, Estrela, Lajeado, Santa Clara do Sul e Venâncio Aires.
Correção:
ESG na Acil – Na coluna de ontem, publiquei de forma equivocada uma foto da CIC-Teutônia como sendo do encontro que marcou o lançamento do Núcleo de ESG da Acil. A foto correta é esta ao lado.
RÁPIDAS
- Comércio nos feriados – O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou a prorrogação, por 90 dias, da Portaria que trata do trabalho em feriados. Em nota, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) considera defendeu a medida, que possibilita a negociação entre as partes para alcançar um entendimento que traga segurança jurídica para as empresas e para a sociedade. Com isso, a Portaria que tratará da necessidade de Convenção Coletiva para abertura do comércio em feriados deverá entrar em vigor apenas em junho, proporcionando um período adicional para negociações entre os setores envolvidos.
- Sorvetes em alta – O mercado sorveteiro no Brasil cresceu 22,4% em volume no segundo semestre de 2023, em comparação com o ano anterior, alcançando 438 milhões de litros em volume no ano. Esse número, que não inclui os produtos de foodservice e açaí, supera os 600 milhões de litros em volume quando considerados esses segmentos. O desempenho também é motivo de comemoração no Rio Grande do Sul (RS), Conforme levantamento da Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis e Afins (Agagel), de 2022 para 2023 o aumento foi de 12,9% no volume de produção.
Frase do dia
“Há muitas evidências que comprovam que a inflação impacta negativamente os níveis de pobreza. Reduzir a inflação tem custos, mas adiar a restauração da estabilidade de preços pode aumentar ainda mais o sacrifício necessário para reduzir os preços e prejudicar os mais vulneráveis.” – Roberto Campos Neto