Com o tema “Serviços e oportunidades ao artesão no mundo digital”, o município de Encantado programa para o dia 22 de março, a partir das 8h30, o Seminário Estadual de Artesanato. Organizada pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), a atividade, que tem o apoio da Emater/RS-Ascar, ocorre na Prefeitura e na Casa de Cultura. Na ocasião, haverão palestras, feira de artesanato e também oportunidade para visitação ao Cristo Protetor.
Responsável pela emissão da Carteira do Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação em exposições e feiras para comercialização de produtos, o PGA realizará ação para avaliar e viabilizar a confecção das carteiras, no turno da tarde. “A intenção é a de profissionalizar e fomentar a atividade artesanal por meio de políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização”, salienta a extensionista da Emater/RS-Ascar Elizangela Teixeira.
Parte do Projeto de Valorização do Artesanato, que será lançado pela prefeitura de forma concomitante ao evento, o Seminário conta ainda com o apoio do Sebrae/RS, grupos de artesãos e Governo do Estado. Expositores interessados em mostrar seus trabalhos podem entrar em contato com a Emater/RS-Ascar de seus municípios para formalizar a participação. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo meio de preenchimento do formulário AQUI.
Programação
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura
9h30 – Serviços e Oportunidades ao Artesão no Mundo Digital. Coordenadora estadual do PGA, socióloga Luciana Pêss.
10h45 – Visita ao Cristo Protetor
12h – Almoço
13h30 – Abertura da 1ª Feira Regional de Artesanato. Casa de Cultura.
14h – Serviços de avaliação e confecção de carteiras do artesão. PGA
18h – Encerramento das atividades