O próprio modelo de negócio da Cooperativa Certel corresponde aos preceitos da gestão ESG, sustentada pelos pilares Environmental, Social e Governance – ambiental, social e governança. “Somos uma cooperativa, temos uma sociedade de pessoas, o primeiro ponto é mostrar sempre a transparência, aquilo que o nosso associado espera da cooperativa”, destaca o vice presidente Daniel Luis Sechi.
Nos últimos anos, a Certel avançou em relação à representatividade e na participação dos associados. São 48 municípios de abrangência, divididos em seis microrregiões. Os 75 mil associados são representados por 207 delegados, que elegem o conselho fiscal. A escolha dos delegados também ocorre por votação. “Com isso a cooperativa vai ao encontro da comunidade, e não ao contrário.”
A Certel faz reuniões periódicas com os delegados para prestar contas dos investimentos, das decisões gerais. “Respondemos perguntas e demandas que venham a surgir. É um avanço muito significativo, principalmente de participação do associado”, observa o 14 vice-presidente.
A formação do conselho fiscal ocorre por meio das representações dos delegados. Eles participam de cursos de formação e se preparam para função. Os delegados elegem o conselho fiscal, que se renova a cada ano.
“Precisamos olhar as organizações e a cooperativa com as tendências de futuro, precisamos cada vez mais preparar a governança para estar estruturada para as mudanças pois elas acontecem muito rápido”, observa Sechi.
Para Rainer Büneker, secretário da Certel, falar em ESG é pensar em cooperação e parcerias estratégicas. É ter, por exemplo, um plano de contingência. “Assim agimos de forma conjunta quando acontecem, por exemplo, fenômenos climáticos, uns apoiam os outros.”
Atendimento
Os canais de comunicação vão desde o atendimento virtual, pelo Instagram e Facebook, passa pelo presencial, mais humanizado, pelo programa de rádio “Contato direto”, de segunda a sexta-feira em 12 emissoras, entre elas a Rádio A Hora 102.9, e chega ao jornal impresso, com edição mensal distribuída a todos os associados.
Social
Criado em 2021, o Programa de Incentivo às Entidades (PIE) doa parte do resultado da Certel a instituições que inscrevem seus programas. Um comitê interno, sem a participação da direção, avalia os pedidos e necessidades, seja de creches, hospitais, bombeiros entre outras organizações. Para o público interno, entre os programas está o Inspire, focado em saúde mental. Trabalhar o estresse e comportamento em grupo para ter um clima mais saudável e feliz no ambiente profissional.
Meio ambiente
A Certel, assim como outras distribuidoras de energia, tem licença permanente da Fepam para corte e supressão de árvores, por meio de avaliação técnica e identificada a necessidade, como por exemplo, risco de queda sobre rede. E para toda ação de impacto, há sistema de compensação.
Em Pouso Novo, a cooperativa projeta construir a Usina Vale do Leite. O complexo manterá um corredor ecológico. As áreas de
entorno adquiridas pela cooperativa têm em sua matrícula a indicação de área de preservação permanente (APP). Outro projeto futuro é a geração de energia eólica.
As estratégias de investimentos e o próprio sistema cooperativo resultam em “energia renovável, limpa e 30% mais barata que as outras distribuidoras”, conclui Sechi.