“Empreender é um dom que já vem em cada um”

O MEU NEGÓCIO

“Empreender é um dom que já vem em cada um”

Há cerca de 30 anos no ramo da vidraçaria, sócio proprietário da Vilmar Vidros, Vilmar Schneider detalha sobre descoberta do gosto pela área e consolidação da empresa. Detalha, também, situação do mercado e crescente cada vez maior da procura pelos produtos

“Empreender é um dom que já vem em cada um”
Empreendedor aponta construção civil como medidor da economia. No ramo dos vidros, afirma que é um mercado crescente, indicador positivo para a região. (Foto: Deivid Tirp)
Lajeado

Do sonho do negócio próprio à fundação de uma empresa especializada no comércio de vidros. Vilmar Schneider traçou a carreira profissional a partir do exemplo de dedicação familiar. Desde jovem no mercado de trabalho, encontrou no ramo da vidraçaria sua vocação.

“No passar da vida e à medida que se amadurece é preciso descobrir qual o desejo de futuro. Nesse processo, muitas vezes, encontramos um dom. No meu caso, quando comecei a trabalhar no ramo na Wickert Vidros, em 1994, foi conexão imediata”, recorda o sócio proprietário da Vilmar Vidros e entrevistado desta segunda-feira, 26, de “O Meu Negócio”, programa multiplataforma do Grupo A Hora.

Antes do primeiro emprego na área, detalha que trabalhou no armazém da família, em 1988. Na época, era responsável por repor estoque e cuidar das canchas de bocha presentes no local. Após o período, entrou na Wickert como sétimo funcionário. “Foi uma grande escola e inspiração. Aprendi desde serviços básicos, como atividades manuais, até como administrar o negócio”.

Complementa, ainda, que em 2011 viu a oportunidade de investir na Vilmar Vidros. Para o empreendedor, na caminhada de consolidação foi importante o contato com outras empresas do ramo. “Me inspirei em empresas que já conhecia, vi o que faziam que era fonte de sucesso e passei a seguir um modelo parecido”, pontua.

Com sede da empresa localizada no bairro Conventos, em Lajeado, destaca a importância do ambiente para o negócio. Afirma que o crescimento do local ocorreu por conta da dedicação dos moradores, que queriam mostrar o potencial do bairro. Outro ponto positivo é a localização vantajosa de acesso a outras cidades e a BR-386. Segundo Schneider, essa potência contribui para o crescimento do empreendimento.

O mundo mudou bem na minha vez

Em seu primeiro livro, Dado Schneider traz ideias acerca de relacionamentos pessoais e profissionais, relações entre consumidores e empresas, e das diferenças e conflitos entre gerações e etiqueta no trabalho. Também traz estratégias de venda e marketing, motivação e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entrevista
Vilmar Schneider • Sócio proprietário da Vilmar Vidros

“Todo processo é único, cada vidro tem seu diferencial”

Rogério Wink: Quando surgiu a ideia de empreender?

Vilmar Schneider: Sempre foi um sonho. Desde que me conheço por gente, tinha o desejo de ter uma empresa própria. Sinto que há coisas que nascem conosco, e o espírito empreendedor e o dom liderança foram o meu caso. A oportunidade surgiu em 2011, quando cheguei ao topo da companhia em que trabalhava e percebi que estava pronto para dar esse novo passo. Comecei na garagem da casa do meu pai, fazendo a divulgação dos serviços com visitas a obras, prédios e arquitetos, além de deixar o cartão de visita em alguns locais. Esse era o marketing.

Wink: O que foi necessário para estruturar a base do negócio?

Schneider: Ter estado no ramo há 17 anos, na época, com certeza foi um grande diferencial. A experiência e conhecimento junto com o contato com clientes foi um ganho no desenvolvimento da companhia. Tinha conhecimento operacional e de vendas, fornecedores e acessórios necessários para instalações. Queria um nome que pudesse ser reconhecido. Como muitas pessoas me conheciam por conta da antiga empresa em que trabalhei, acreditei em mim e no potencial do negócio, então nomeei de Vilmar Vidros.

Wink: Quais os principais produtos comercializados?

Schneider: Toda linha de vidros, sejam eles espelhos, tampos especiais, laminados, temperados, pergolados e coberturas, portas, fachadas, espelhados, ou ainda com proteção solar e acústica. Essa ampla disposição de produtos foi melhorando conforme surgiram demandas pelas peças. A procura hoje é bem maior do que anos atrás e, por isso, o mercado foi se adaptando.

Wink: Como é o processo de planejamento e venda?

Schneider: O cliente ou o arquiteto nos chama, então iniciamos nos inteirando do andamento do projeto. Buscamos referências, conversamos com o cliente para entender qual o desejo e vamos agregando ideias ao projeto. Nosso trabalho, nesse processo, é facilitar e dar segurança sobre o que pode ser feito, qual o melhor tipo de vidro, garantindo a certeza de uma instalação segura conforme as normas e de um material de qualidade. O vendedor é a melhor pessoa para essas situações porque é quem entende sobre o produto e lida com isso todos os dias. Gosto de reforçar que, na hora de escolher um vidro, pode-se comprar pelo preço ou pelo produto correto, é preciso pesquisar e ter a garantia de uma compra boa. Muitas vezes, o barato sai caro a longo prazo.

Wink: Como é a logística de entrega?

Schneider: Hoje, atendemos todo o Vale do Taquari, além de clientes em Porto Alegre, no litoral e serra gaúcha e, ainda, nos Vales do Rio Pardo e dos Sinos. As entregas são feitas de modo padrão, o que muda é o período de deslocamento e, quando há necessidade, de hospedagem da equipe para uma melhor instalação. Na questão logística, por ser uma peça frágil, precisa de cuidados. Primeiro, o funcionário tem equipamentos de segurança para o manuseio, evitando cortes ou arranhões, tanto na pessoa, quanto no vidro. Além disso, o carregamento é feito em caminhonetes com cavaletes propícios para o transporte, assim como todos os vidros são embalados com uma ordem de serviço com o local e modo de instalação.

Wink: Onde você busca por novidades?

Schneider: Estamos sempre de olho nas tendências e lançamentos do ramo. O melhor lugar para essa atualização é em feiras. Inclusive, há um evento especializado em vidros em São Paulo e nós estaremos presentes. Nesses ambientes, montamos um espaço, como uma loja, para que clientes possam visitar e explorar os produtos, além de um telão com obras realizadas pela empresa para que todos possam ver.

Acompanhe
nossas
redes sociais