Municipalização do porto de Estrela deve ocorrer até abril

INFRAESTRUTURA

Municipalização do porto de Estrela deve ocorrer até abril

Projeção foi feita pelo secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella. Parceria com governos federal e estadual deve permitir que o governo local conceda a estrutura para iniciativa privada por um período maior

Municipalização do porto de Estrela deve ocorrer até abril
Estrutura será repassada definitivamente ao município (Foto: Arquivo A Hora)
Estrela

Avançaram as tratativas para que a área do porto seja transferida definitivamente ao município de Estrela. A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, em entrevista ao Conexão Regional da Rádio A Hora nesta segunda-feira, 26. A demanda serve para retomar o transporte hidroviário no Vale do Taquari.

De acordo com o integrante do governo estadual, as negociações são conduzidas diretamente com o prefeito Elmar Schneider e atendem a um pedido antigo do governo estrelense para que, com a transferência, o porto possa ser concedido à iniciativa privada por período maior, que viabilize investimentos na estrutura. “Que seja um canal para receber as chamadas carcaças ou navios de médio porte, para interligar e potenciar o porto de Rio Grande”, analisa.

Conforme Costella, ocorreram autorizações pelo governo federal e os trâmites estão com o setor jurídico além das tratativas com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Departamento Aeroportuário (DAP).

Concessão para iniciativa privada

Com a propriedade da estrutura composta por cerca de 51 hectares com pavilhões e demais imóveis, o estado e União concederam a estrutura provisoriamente ao município. Entretanto, para que ocorram investimentos no local e a exploração por grandes empresas, é necessário contratos por um período maior, impasse que ficaria resolvido com a transferência definitiva e a possibilidade de repassar a gestão da área para iniciativa privada.

Assista a entrevista completa:

Acompanhe
nossas
redes sociais