A Uergs está espalhada em 23 unidades do Estado, como Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Montenegro (em processo de transferência para Porto Alegre), Vacaria e Encantado.
Na unidade da cidade do Cristo Protetor, oferece os cursos de ciências e tecnologia de alimentos e de administração, além do mestrado em ciência e tecnologia de alimentos. “A cada ano cresce a sua procura.” A unidade oferece capacitações mais diversas áreas de atuação.
Na ambiental, conforme o diretor da Região 2, da Uergs, Rodrigo Koch, o mercado de trabalho está em transformação. “É um campo que vai sendo construído aos poucos após a sua formação. Uns buscam o município para atuação e ali desenvolvem seus projetos ambientais. Alguns egressos da Uergs montam seus escritórios onde residem e acabam sendo chamados para atuarem no interior do estado ou áreas fora devido à biodiversidade ampla no país.”
Preparação dos profissionais
De acordo com o diretor, os mestrados da Uergs não possuem viés acadêmico. “É profissional o que obriga o aluno a apresentar no final do processo um produto que seja viável para alguma comunidade utilizar. Por exemplo, um projeto de saneamento, de controle climático, cartilha de bons hábitos, boas atitudes para o mercado.”
Perfil do aluno
Normalmente, os alunos que buscam a instituição já possuem graduação ou atuação na área como, biólogos, engenheiros ambientais, agrônomos, pessoas vinculadas ao setor primário ou ambiental, mas de outras graduações também.
Koch reforça que o processo seletivo do mestrado em ambiente e sustentabilidade está aberto até a próxima sexta-feira, 1º, e o mestrado em ciências e tecnologia aberto até 8 de março. Interessados podem acessar o site da instituição.
Cursos de graduação e pós-graduação são gratuitos em qualquer uma das 23 unidades espalhadas em todo o estado.
Acompanhe a entrevista na íntegra