Há 20 anos…
O presidente Lula editou uma medida provisória que proibia a realização de atividades em casas de “jogos de azar”. A partir de então, cerca de 90 casas do estado e 800 do país estavam com as portas fechadas, comprometendo 320 mil empregos vinculados aos bingos, 120 mil diretos e 200 mil indiretos.
Duas casas de bingo e outros caça-níqueis de Lajeado fecharam. O proprietário do Bingo Imperial, Erich Scherer, não concordava com a medida, e diz ter sido surpreendido pela proibição. Mega Sena e Quina não eram afetados pela norma, que previa a aplicação de multa diária de R$ 50 mil aos estabelecimentos que mantivessem o funcionamento.
A Folha de São Paulo publicou que a medida foi uma reação à crise gerada pela divulgação de vídeo no qual o ex-subchefe da presidência Waldomiro Diniz pedia propina e dinheiro para campanhas a um empresário do bingo. Os primeiros sinais de reação contra a medida eram sentidos e várias casas já haviam sido reabertas no país, amparadas por liminares concedidas pela Justiça Federal.
Há 50 anos…
Primeiro bispo lajeadense
O padre Urbano José Allgayer se preparava para ser sagrado bispo, em Porto Alegre. Natural de Santa Clara do Sul, que então pertencia a Lajeado, o religioso era o primeiro da cidade a receber tão honrosa distinção.
Era filho de José Francisco e Florentina Emília Muller Allgayer. Padre Urbano fez os estudos iniciais em Santa Clara do Sul e depois seguiu ao seminário, cursando em Gravataí e São Leopoldo, o ginásio, filosofia e teologia, para ser ordenado padre em Lajeado em cerimônia oficial pelo cardeal Dom Vicente Scherer.
Seu primeiro trabalho depois de ordenado foi o de coadjutor na Igreja de São Geraldo, em Porto Alegre. Foi sua obra, a construção da Igreja do Pão dos Pobres, na época em que foi pároco na Cidade Baixa.
Hoje é
- Dia Nacional do Rotary
- Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro
Santo do dia: São Policarpo