O governo de Lajeado anunciou ontem a prorrogação do contrato da Stacione Rotativo por 12 meses – ou até finalizar um novo processo licitatório. A novidade surgiu duas semanas antes de encerrar a atual concessão, e vai respeitar algumas sugestões dos vereadores. Ou seja, o prefeito vai incluir, mediante decretos e projetos de lei, diversas alterações no acordo original firmado há 10 anos. Entre essas, o Executivo pretende repassar parte do valor da outorga ao serviço de transporte público coletivo. Também deve ser implantado um sistema de cobrança escalonada. Ou seja, será possível permanecer mais de duas horas em uma mesma vaga, mas o cliente vai pagar mais pelo período.
Outra medida será a ampliação das formas de pagamento (com totens para pagamento via Pix e Qrcode) e também a criação de novas ferramentas – com informações sobre o número de veículos, avisos de irregularidades e outros – no site da empresa, com o claro objetivo de garantir mais transparência.
União Brasil formalizado
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou ontem a homologação do partido União Brasil na cidade de Estrela. Ex-primeira dama, ex-secretária municipal, e hoje pré-candidata a prefeita, a empresária Carine Schwingel foi confirmada como presidente municipal da sigla. Já o tesoureiro é o marido dela, o ex-prefeito e atual Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Rafael Mallmann.
PL vai apoiar Schneider
O Partido Liberal (PL) de Estrela ensaiou o lançamento de um pré-candidato a prefeito e deixou os opositores preocupados. Afinal, e essa é uma perspectiva da oposição, quanto maior o número de candidatos na majoritária, maiores serão as chances de reeleição do atual prefeito Elmar Schneider (PL). No entanto, o PL deve utilizar o evento de hoje no auditório da Cacis para confirmar apoio ao gestor estrelense no pleito de outubro. E no máximo deve pleitear um candidato a vice.
Esqueci do PT em Teutônia
Na edição de ontem, escrevi sobre um novo pré-candidato a prefeito de Teutônia. No caso, o empresário Paulo Sérgio Schneider, que deve assinar com o PSB no próximo fim de semana. A partir disso, calculei cinco pré-candidatos na cidade. Além de Schneider, citei Celso Forneck (PDT), Renato Altmann (PSD), Jonatan Brönstrup (PSDB) e Aline Köhl (PL). E cometi um erro que deve ter deixado os petistas de cabelo em pé. Eu esqueci o representante do Partido dos Trabalhadores, o médico Carlos Renato Dreyer, que também é pré-candidato a prefeito. Agora está feito o registro!
Comissão arquiva processo de Zancanaro
A Comissão de Constituição de Justiça da Câmara de Estrela decidiu arquivar o pedido de cassação do principal vereador de oposição, Volnei Zancanaro (União Brasil). O parlamentar foi denunciado em dezembro passado pela Secretária de Assistência Social e presidente do PL Mulher, Renata Cherini, por suposta ameaça, constrangimento e assédio moral. Mas, para os representantes da referida comissão – os vereadores João Braun (PP), Valderes da Rosa (PSB) e Márcio Mallmann (PP) –, não houve quebra de decoro parlamentar por parte do principal opositor de Elmar Schneider (MDB). O caso envolve o pós-enchente – quando Zancanaro cobrou ações da secretária de modo mais impetuoso – e também é analisado pelo Ministério Público.
TIRO CURTO
- Diversos prefeitos do Vale do Taquari estão em Brasília para pedir as afamadas e questionáveis emendas parlamentares. Isso porque o prazo para definir recursos aos municípios termina amanhã.
- O governo de Encantado celebra o crescimento do Valor Adicionado Fiscal (VAF) das empresas na última década. Em 2013, o VAF era de R$ 322,4 milhões. Em 2023, alcançou R$ 869,7 milhões.
- Prefeito de Muçum, Mateus Trojan (MDB) vai assinar nesta semana o contrato para reconstrução da ponte Brochado da Roca, parcialmente destruída pela enchente de setembro de 2023.
- A Festa Nacional do Chimarrão de Venâncio Aires já comercializou 80% dos espaços e estandes. O evento está na 17ª edição e ocorre em maio.
- Vereador em Lajeado, o engenheiro Isidoro Fornari (PP) se aposentou e deixou o quadro de servidores da administração municipal. Diante disso, o governo municipal deve lançar concurso para contratar novo engenheiro.
- Aliás, sem Isidoro Fornari (PP) na prefeitura, o governo também precisa designar um novo fiscal para as complexas obras de ampliação do trecho urbano da ERS-130.
- Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) agiu de forma rápida e assertiva ao prontamente abrir uma sindicância e afastar o servidor público suspeito de entregar carga de areia de forma irregular. Aliás, parabéns ao vereador Vavá (MDB) pela fiscalização e denúncia. Se o crime ocorreu ou não é outra história. Mas os movimentos dos agentes públicos, até o momento, se mostram acertados.