O quadro de turismo desta semana, do programa O Vale em Pauta, aborda o Caminho das Cascatas. O trajeto reúne 30 quedas em quatro municípios da região: Progresso, Sério, Boqueirão do Leão e Forquetinha. O projeto iniciou em 2014 e tem como objetivo fortalecer o turismo e divulgar o seu potencial.
Conforme a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Progresso e a coordenadora do Caminho das Cascatas, Simone Berté, são organizados passeios guiados a partir de duas pessoas, famílias e grupos, de acordo com o perfil dos integrantes.
“Oferecemos desde a receptividade, alimentação, os passeios e locais para hospedagem. Tudo é oferecido ao visitante.”
Simone reforça que para participar do programa, é necessário fazer agendamento antecipado. O pacote Caminho das Cascatas pode ser feito em um ou dois dias, dependendo da escolha do grupo. A iniciativa tem o apoio da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).
Destaque também para a Cabanha Leite propriedade rural tradicional, localizada no interior do município de Progresso, na comunidade de Campo Branco. Lá, o contato é direto com os animais da propriedade, além de acesso a trilhas e caminhadas pela mata, e uma culinária que é servida num quiosque aberto, direto da horta para a mesa, sem uso de adubos químicos e agrotóxicos. O local é ideal para relaxar à sombra das nogueiras ou no redário ao lado do lago.
O Sítio Campiol é outro atrativo da região. O local oferece trilhas ecológicas que dão acesso à cascata do moinho, em Progresso. Ainda é servido café colonial, dentre outras programações turísticas.
Acompanhe a entrevista na íntegra