Há 20 anos…
Devido ao preço baixo da arroba de fumo, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) organizava a Marcha do Fumo. Na época, o então coordenador estadual do movimento, Capitão Áurio Paulo Scherer, dizia que todas as marchas apresentavam dificuldade de aceitação.
O Sindifumo, formado por 13 grandes empresas de tabaco, estava internamente dividido. A maioria das empresas já queria ter reajustado o preço da arroba, mas a maior empresa do Brasil, e uma das maiores do mundo, a Souza Cruz, estava apresentando resistência na negociação de um melhor preço ao consumidor.
Após a mobilização, mais de duas mil pessoas foram até a fábrica da Souza Cruz, em protesto para a aceitação de aumento do preço do fumo. Os representantes do Sindifumo concordaram com algumas reivindicações, dizendo que o preço seria alterado. Empresários de diversas partes do mundo que vieram comprar matéria prima, estavam hospedados em hotéis próximos e acompanharam a marcha e os pedidos dos agricultores.
Há 50 anos…
Folia em Lajeado
Há 50 anos, Lajeado já recebia um carnaval animado. Em 1974, a expectativa era de um grande desfile, que não aconteceu. Mesmo assim, alguns foliões desfilaram na avenida.
Naquele ano, o único bloco desfilante foi o Bloco dos Palhaços, que ficou em 1º lugar, com o prêmio de 1.500 cruzeiros. A única escola de samba participante foi o Maracangalha, com o prémio de 1.500 cruzeiros.
O Rei Momo, Hugo Vanzin, a Rainha do Carnaval 74, Lizete Bohrer e a Rainha do Carnaval Infantil 74, Fabiana Spohr, ainda receberam as chaves da cidade e o único decreto foi “esquentar o carnaval para valer”.
Após o desfile, houve Baile do Clube Tiro e Caça (CTC), quando o júri escolheu a Rainha do Carnaval 75. Neodete Buffon representou o Sete de Setembro. Deolete Vicente representou o Bloco dos Palhaços e a candidata eleita, representando a Escola de Samba Maracangalha e o Clube Tiro e Caça, foi Sindia Bonfiglio.
Hoje é
- Dia Mundial da Justiça Social
- Dia Nacional do Combate ás Drogas e ao Alcoolismo
Santo do dia: São Conrado