Com mais de um ano de atraso, as obras de ampliação da ERS-130 se aproximam do fim. Depois da conclusão das faixas adicionais, a nova trincheira está quase pronta, mas a condição atual possibilita a nova e última etapa no processo de transformação do trecho. O fluxo de trânsito, aos poucos, começa a ser desviado para a estrutura.
Desde o fim de semana, motoristas que trafegam pela Carlos Spohr Filho, no bairro Moinhos, não podem mais acessar o trevo da BRF para fazer o contorno e seguir em direção à Santa Clara do Sul ou a Venâncio Aires. A manobra de retorno é feita poucos metros depois.
A partir de hoje, deve ser feito o desvio para quem vem de Santa Clara e da ERS-413. Sem a possibilidade de ingressar no trevo da BRF, os motoristas terão de se deslocar até a rótula que dá acesso a Cruzeiro do Sul para, então, fazer o retorno.
A medida se faz necessária para a reta final da construção do túnel. Ontem, máquinas e trabalhadores da Construtora Giovanella, responsável pela obra, trabalhavam na preparação da base para a pavimentação asfáltica da pista. A colocação do material deve ser feita até o fim da semana.
Pista principal
Segundo o engenheiro do setor de projetos do município, Christian Dalosto, a projeção é de que, a partir de março, o fluxo seja liberado na rodovia. “Como precisamos finalizar a pista principal, chegamos num ponto onde as alças do trevo da BRF vão deixar de existir. Temos que colocar o trânsito para rodar na pista principal. É algo que já devia ter acontecido há meses”, admite.
Após a finalização da pavimentação até a trincheira. que deve ocorrer até sexta, faltará apenas a sinalização e a colocação dos elementos de segurança na estrutura. “Precisamos colocar as defensas metálicas no local. Enquanto isso, o trânsito começa a fluir sob o viaduto. Agora, a obra começa a ganhar cara. Vamos fazer isso na próxima semana, mas dependemos também do clima”.
Assim que a obra for finalizada, as vias laterais terão fluxo nos dois sentidos em um pequeno trecho para facilitar o acesso de veículos à trincheira.
Atrasos e aditivos
Iniciada em fevereiro de 2022, a obra de remodelação da ERS-130 tinha um prazo inicial de dez meses de conclusão. No entanto, sequer as faixas adicionais ficaram prontas neste período. A primeira, no sentido Venâncio Aires/Lajeado, foi finalizada e liberada parcialmente em fevereiro.
A faixa no sentido contrário foi finalizada apenas no segundo semestre. No entanto, os períodos chuvosos, com direito a duas grandes enchentes, atrapalharam o cronograma para construção da trincheira. Somente no fim do ano é que a construção avançou significativamente.
Ao longo desses dois anos, diversos aditivos contratuais foram feitos. O mais recente, no começo deste mês, aumentou em R$ 2,1 milhões o custo da obra, sendo R$ 1,7 milhão relativo a materiais, enquanto o restante será empregado na mão de obra.
O último aditivo, inclusive, foi alvo de críticas na câmara de vereadores. Parlamentares de oposição questionaram a elevação do valor da obra. Hoje, o investimento total se aproxima dos R$ 15 milhões.
Como vai funcionar até a conclusão:
– Quem vem da Carlos Spohr Filho (Moinhos):
Não pode mais acessar o trevo da BRF. Para seguir em direção a Santa Clara do Sul ou fazer o retorno para Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires, precisa acessar a nova trincheira;
– Quem vem de Santa Clara do Sul e bairros São Bento e Jardim Botânico:
Para seguir em direção ao bairro Moinhos ou acessar a ERS-130 (sentido Venâncio Aires/Lajeado), motoristas terão que seguir até o trevo de acesso a Cruzeiro do Sul para fazer o retorno na rodovia;
– Quem segue pela ERS-130:
Para quem trafega no sentido Lajeado/Venâncio Aires, acesso segue normal para Santa Clara do Sul, mas é preciso fazer o retorno no trevo de Cruzeiro do Sul para acessar o bairro Moinhos. Já no sentido contrário, o acesso à Santa Clara e o retorno à rodovia deve ser feito pela trincheira.