O ataque a tiros no bairro Santo Antônio, em Lajeado, na madrugada de domingo, 18, foi executado por grupo criminoso de fora. Segundo o comandante do 22º BPM, tenente-coronel Samaroni Teixeira Zappe, indivíduos responsáveis por comandar o tráfico de drogas no local eram alvo do atentado.
Dois veículos foram descobertos alvejados a tiros — ambos com placas clonadas e possivelmente roubados ou furtados. “Há estudos do setor de inteligência que não podem ser compartilhados.”
Em prevenção a possíveis represálias, a Brigada Militar trabalha com policiamento ostensivo e aumento da força no efetivo nas ruas. Na tarde deste domingo, 18, deflagrou a Operação Cadeado.
Todos os pontos de acesso ao Santo Antônio foram fechados. Equipes trabalham dentro do bairro em abordagens para identificar criminosos, controlar os crimes violentos letais intencionais e restituir a sensação de segurança nos locais de vulnerabilidade social.
O tiroteio
Por volta das 1h da manhã de domingo, 18, vários disparos de arma de fogo foram ouvidos no bairro Santo Antônio. Em resposta ao chamado, a Brigada Militar se dirigiu à área e encontrou um veículo GM Ônix, de cor branca, com múltiplos tiros, na Rua Zumbi. Ao redor do veículo, foram encontradas 202 munições de diferentes calibres, incluindo .40, 556 e 9mm, além de carregadores.
Por volta das 10h, outro veículo, um Renault Sandero, também foi localizado alvejado a tiros e abandonado na avenida Beira Rio, no bairro Morro 25, próximo ao campo do Penharol. O veículo continha uma granada no interior. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Brigada Militar foi acionado para desarmar o artefato. Os carros foram removidos ao depósito e ficam à disposição de investigação da Polícia Civil.