A rede social é cada vez mais decisiva na busca por votos e apoiadores. É claro que o “tête-àt-tête” e a fidelidade partidária ainda prosperam na política eleitoral. Mas um bom trabalho de marketing digital é imprescindível para quem pretende concorrer aos mais variados cargos públicos. Em dezembro passado, escrevi sobre o cenário virtual na principal cidade do Vale do Taquari, e avaliei o perfil dos três principais pré-candidatos a prefeito (a) de Lajeado. Naquele momento, o petista Sérgio Kniphoff despontava com 17 mil seguidores no Facebook, contra 13 mil de Carlos Ranzi (MDB) e apenas 4,9 mil da atual vice-prefeita Gláucia Schumacher (PP).
Desde então, o curioso ranking não mudou. Tampouco os números verificados no fim do ano passado. Mesmo assim, já é possível verificar mais proatividade por parte deles no próprio Facebook, e, também, no Instagram. E de forma cada vez mais profissional, inclusive.
Suinofest na Festa da Uva
O estande de Encantado na Festa da Uva, em Caxias do Sul, vai ficar ainda mais atraente no dia 1º de março. Isso porque a administração municipal da cidade do Cristo Protetor projeta a realização de uma “mini” Suinofest naquele espaço. Uma ação inovadora e com forte potencial para angariar ainda mais interesse pela nossa tradicional festa gastronômica que volta a ocorrer em 2025.
MDB confirma apoio a Altmann
O MDB de Teutônia está oficialmente ao lado do ex-prefeito Renato Altmann (PSD) na corrida pela prefeitura municipal. Nessa sexta-feira, os correligionários se encontraram com outros apoiadores do pré-candidato a prefeito para confirmar a futura coligação. E já urge uma dúvida: quem será o candidato a vice-prefeito? Entre os nomes cotados, o vereador Evandro Biondo (MDB), além de outros líderes emedebistas. Em tempo, e além do próprio MDB, o PSD deve contar com apoio do PP, embora alguns militantes dos Progressistas ainda estejam mais próximos de outro ex-gestor e também pré-candidato a prefeito, Jonatan Bröntrup (PSDB).
Recanto “Viva o Taquari Vivo”
O Parque Nei Arruda deve receber um espaço dedicado à reflexão e educação. Trata-se do “Recanto Viva o Taquari Vivo”. O projeto será mais um braço da tradicional ação de limpeza do Rio Taquari, que neste ano chega à sua 17ª edição. É uma proposta singela, e cujo principal objetivo é compartilhar – especialmente com crianças e adolescentes – as mais diversas experiências e conhecimentos culturais, históricos e sociais acerca dos nossos mananciais. Uma espécie de “escola de água”. Aliás, é apenas o primeiro passo de um propósito ainda maior. Aguardemos!
TIRO CURTO
- O PL de Teutônia rompeu com o governo. Mas muitos correligionários resolveram não pular do barco. Entre os 32 cargos comissionados que estavam ocupados pelos filiados do PL, só 10 pediram exoneração. E afora dois CC´s que estão de férias e outras três em licença-maternidade – que ainda vão conversar com o prefeito –, os demais continuam ao lado do gestor municipal.
- Ex-presidente da câmara de Teutônia, Valdir Griebeler ainda não definiu se permanece no PSDB ou se vai migrar para o MDB. “Estou avaliando várias possibilidades”, diz. Da mesma forma, o vereador Hélio Brandão, ex-PTB, ainda não decidiu se vai para o PSDB, União Brasil ou PP.
- Em Encantado, a possibilidade de uma chapa pura do PP é cada vez mais latente. No caso, com Paulo Costi como candidato a prefeito e Enoir Cardoso a vice.
- Também em Encantado, a vereadora Andressa de Souza (MDB), a popular “Yê”, garante que ainda é pré-candidata a prefeita. Entretanto, outros líderes emedebistas não acreditam em uma candidatura própria do partido em outubro.
- À frente da Secretaria de Turismo de Encantado, Cris Costa (PSDB) gostaria de permanecer na pasta até o fim do ano. Mas o partido – e o prefeito – parecem mais interessados na possibilidade dele concorrer novamente a vereador. E para isso ele precisa sair do governo até o dia 6 de abril.
- Ainda sobre Encantado, o tradicional Canto da Lagoa deve ocorrer em novembro deste ano.
- Para muitos, o “pacotão” anunciado nesta semana pelo governo de Arroio do Meio deixou mais dúvidas que certezas. Especialmente com relação aos trechos das futuras pavimentações.
- Os contratos para construção de unidades habitacionais populares são complexos. Além dos rígidos compromissos exigidos pela Caixa Econômica Federal, muitos projetos apresentam dificuldades extras às construtoras. Entre essas, canteiros de obras em diferentes pontos da cidade.
- Em Taquari, o prefeito André Brito (PDT) aguarda confirmação do processo licitatório que prevê, entre outras obras, a manutenção da Rodovia Aleixo Rocha da Silva. A promessa partiu do Secretário Estadual de Transportes, Juvir Costela, e do diretor-geral do Daer, Luciano Faustino.
- O governo de Estrela marcou para o dia 19 de março a licitação para executar a pavimentação asfáltica na Rua Albino Francisco Horn, Bairro Alto da Bronze.
- A administração municipal de Estrela também encaminhou projeto de lei à câmara para autorizar a concessão de aumento real de 3,62% sobre o Padrão Básico de Referência Salarial do Profissional do Magistério Nível 1.
- Aliás, e ainda sobre o governo de Estrela, chama a atenção o recente troca-troca de servidores entre funções comissionadas. Um reajuste administrativo com os olhos voltados às eleições, é claro.