Lajeado aplica inseticida contra Aedes Aegypti em mais de 80 prédios públicos

COMBATE À DENGUE

Lajeado aplica inseticida contra Aedes Aegypti em mais de 80 prédios públicos

Ação consiste na pulverização de paredes e outras superfícies, com equipamentos que aplicam uma camada de produto químico

Lajeado aplica inseticida contra Aedes Aegypti em mais de 80 prédios públicos
Foto: divulgação
Lajeado

Equipes da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde, já realizaram a aplicação de inseticida residual contra o mosquito da dengue em mais de 80 prédios públicos, situados em diversos bairros do município.

Esta ação, que segue até o final de fevereiro, consiste na pulverização de paredes e outras superfícies, com equipamentos que aplicam uma camada de produto químico nos locais. Nesta sexta-feira, 16, já foi aplicado o produto no presídio estadual e na Igreja Batista. Ainda estão previstas ações na Casa de Passagem Shalon e em Postos de Saúde do município.

O produto, que é fornecido pelo Ministério da Saúde, possui substâncias químicas eficazes contra o Aedes e com baixa toxicidade para humanos e animais. Entretanto, não elimina os ovos, portanto não é eficaz para eliminar o vetor.

“Essa estratégia é recomendada para controlar o Aedes em locais estratégicos, como prédios públicos, hospitais, escolas, cemitérios, depósitos e outros pontos propensos a abrigar focos do mosquito”, explica a coordenadora da Vigilância Ambiental, Catiana Lanius.

O inseticida residual possui ação prolongada, podendo durar até quatro meses, dependendo das condições climáticas e da superfície tratada. Catiana explica que os mosquitos que entram em contato com a área pulverizada se contaminam e morrem, reduzindo a população do vetor e o risco de transmissão da dengue.

Colaboração da comunidade

Além da aplicação de inseticidas, conforme Catiana, é essencial que a comunidade contribua eliminando possíveis focos do mosquito, como recipientes com água parada, pneus, garrafas, vasos de plantas, entre outros.

“A aplicação de inseticidas mata apenas os mosquitos adultos e, por si só, não é suficiente para impedir a proliferação do mosquito Aedes”, explica a coordenadora.

Acompanhe
nossas
redes sociais