Um novo centro, sem os arcos!

OPINIÃO | DIOGO FEDRIZZI

Um novo centro, sem os arcos!

Revitalizar a Júlio de Castilhos, principal rua do centro, é um desafio para as lideranças de Encantado

Um novo centro, sem os arcos!
Foto: Diogo Fedrizzi

Revitalizar a Júlio de Castilhos, principal rua do centro, é um desafio para as lideranças de Encantado. O assunto já foi pauta de conversas entre dirigentes da ACI-E e CDL com integrantes do governo municipal, e também de manifestações no Legislativo. Há o entendimento de que é necessário inserir o comércio dessa importante região da cidade na rota dos turistas que visitam o Cristo Protetor e outros atrativos, como forma de fomentar a economia local. E para tanto, uma das prioridades é deixar o centro “mais bonito e atraente”.

A missão é complexa, requer esforço e investimento não só do setor público, mas também do privado, principalmente, quando se fala em melhorias nas fachadas de prédios, ou dos cuidados com a limpeza urbana, como bem alertou o vereador Marino Deves recentemente na tribuna da Câmara, ou ainda da necessidade de organização do emaranhado de fios nos postes (ah, desde 2022, tem lei municipal que obriga as empresas a removerem a fiação sem utilidade, proposta pelo vereador Valdecir Gonzatti).

Em infraestrutura, a prefeitura avançou em algumas ações pontuais, como a reforma da área externa da Casa de Cultura e da Feira do Produtor. Há projetos também de Rua Coberta na Barão do Rio Branco, na quadra entre a Júlio e a Duque de Caxias, e de obras na Praça da Bandeira. Há ainda quem sonhe com uma ou duas quadras com fiação subterrânea, igual fez a cidade de Garibaldi. Os custos, porém, são mais elevados se comparados ao aproveitamento de postes.

Foto: Diogo Fedrizzi 

As opiniões são diversas, por isso, deixo para os arquitetos e engenheiros a apresentação de sugestões técnicas e confiáveis. Mas em um ponto, penso que a maioria concorda: a remoção de apenas dois arcos da esquina da Júlio com a Padre Anchieta, que estavam com a estrutura danificada, como foi feito na semana passada, já nos trouxe a sensação de uma cidade visualmente menos poluída, com mais vida (foto). Até a Igreja Matriz São Pedro ganhou imponência vista do centro. Seu Hugo Perettti, se estivesse vivo, certamente estaria feliz por poder fotografá-la sem “obstáculos” à sua frente, como ele brilhantemente fazia décadas atrás.

Fiquem à vontade para retirar todos os outros arcos do centro!

Dança gaúcha no sambódromo

Após a troca bem humorada de provocações e comparações sobre as “belezas” dos Cristos de Encantado e Rio de Janeiro, logo que a estátua gaúcha começou a tomar forma, em abril de 2021, os prefeitos Jonas Calvi e Eduardo Paes estreitaram contatos. Tanto que no último domingo, 11, Calvi e a esposa Taísa viajaram com recursos próprios ao Rio a convite de Paes para assistir de camarote ao Desfile das Escolas de Samba, na Marquês do Sapucaí. O gestor fluminense foi presenteado com a camiseta oficial do Cristo Protetor.

Mas o prefeito e a primeira-dama não se contentaram em ficar apenas junto ao público e literalmente invadiram o sambódromo, no intervalo entre uma escola e outra, para sentir de perto o gostinho de pisar na passarela mais famosa do mundo. Ciente de suas limitações para sambar, Calvi optou por ficar na sua praia e improvisou um passo de dança gaúcha em plena avenida. O vídeo logo viralizou. Só no Instagram do Grupo A Hora, até ontem, 14, eram mais de 230 mil visualizações.

Além do sambódromo, o prefeito visitou o Cristo Redentor, onde foi recebido pela equipe do padre Omar, reitor do complexo, o mesmo que em 2021 entrou em contato com a prefeitura de Encantado para se colocar à disposição para ajudar na divulgação do Cristo Protetor. Uma das tratativas refere-se ao ato de geminação entre os dois monumentos, que possibilitará o compartilhamento de ideias e parcerias em ações voltadas ao turismo, cultura, desenvolvimento sustentável, social e religioso.

É mais um capítulo dessa incrível repercussão positiva que o Cristo Protetor tem oportunizado para a cidade de Encantado.

Turismo e emprego no interior

Começa a ganhar forma na Linha Santa Teresinha, interior de Encantado, o Jardim Encantado. O empreendimento explora o formato de quitinetes em contêineres, com a proposta de atrair turistas que prefiram o contato com a natureza. O projeto é de um casal de empresários de Gramado, Vanderleia e Idacir Cardoso (foto). Ele é proprietário do renomado restaurante Colosseo e ela administra a Pousada Recantado Tia Eni. A inauguração deve ocorrer em março. Para o futuro, também está prevista a construção de uma capela e novos quitinetes. Além de ser mais uma opção para manter o turista por mais dias na região, a iniciativa já tem criado oportunidade de emprego para moradores locais.

BASTIDORES

– Em Encantado, o vereador Duda do Táxi (MDB) garantiu em entrevista à Rádio A Hora 102,9 que o partido será protagonista nas eleições municipais. A vontade dele é buscar a reeleição no Legislativo, mas também se coloca à disposição da Executiva para concorrer na majoritária, caso o partido desejar. Nessa condição, poderemos ter uma chapa com a dupla Andresa de Souza/Yê e Duda?
– Ainda sobre o MDB, o advogado Gustavo Mezzomo brilha o olho quando é questionado sobre suas intenções políticas. Em 2020, Guto teve seu nome envolvido em tratativas para disputar o pleito encantadense. E uma das possibilidades que quase vingou foi a de ser vice de Adroaldo Conzatti, numa união entre PSDB e MDB.
– Relvado soube aproveitar o movimento gerado pelo turismo religioso a partir da construção do Cristo Protetor, em Encantado, e inaugurou a primeira etapa do projeto Caminho da Fé e Devoção. A estátua e o memorial em homenagem ao filho da terra, Dom Gentil Delazari, tem tudo para se integrar aos demais atrativos da região alta. Em tem mais por vir: o Rosário, em Muçum; a estátua de Nossa Senhora, em Anta Gorda; as melhorias no Parque da Gruta, em Doutor Ricardo; o mirante no Cristo Redentor, de Guaporé, entre outros.
– Em Anta Gorda, os vereadores aprovaram o projeto que concede auxílio financeiro de até R$ 200 mil à Goldoni e Rigoni, Indústria e Comércio de Nozes, para a construção da nova unidade. Como contrapartida, a empresa terá que manter o funcionamento por 10 anos, gerar 10 novos postos de trabalho quando concluída a obra e apresentar faturamento de R$ 1,3 milhão dois anos após finalizada a construção.
– O prefeito de Putinga, Paulo Lima (PP), aproveitou a recente viagem a Brasília, com a comitiva da Amat, para entregar às autoridades o convite oficial da 8ª Leitão Fest, que ocorrerá de 5 a 7 de abril. Um dos convidados foi o senador Luiz Carlos Heinze (PP) (foto).

EU PERGUNTO!

O leitor se lembra, já ouviu por aí, ou sabe cantar a música vencedora do Canto da Lagoa, edição de 2023?

Acompanhe
nossas
redes sociais