Entrave às casas populares em Lajeado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Entrave às casas populares em Lajeado

O primeiro processo licitatório para construção de 300 unidades habitacionais no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida fracassou. As duas empresas participantes não atingiram os requisitos para vencer a concorrência. O edital publicado pelo governo de Lajeado previa dois objetos. O primeiro para 150 casas na “modalidade institucional” do programa do governo federal – onde os moradores pagam pela moradia –, e o segundo para outras 150 residências por meio da “modalidade calamidade” – sem custos aos beneficiários –, direcionado apenas aos atingidos pelas enchentes históricas de 2023. Cada objeto está orçado em R$ 21,4 milhões.

Ou seja, o investimento total será próximo a R$ 40 milhões. Diante do entrave, o Executivo lajeadense realiza encontro hoje com representantes da Caixa Econômica para debater os requisitos de habilitação do edital, tentar ampliar a competitividade, e assim iniciar a construção das necessárias casas populares.

Justa e singela homenagem

Familiares da ex-prefeita de Lajeado, Carmen Regina Cardoso – morta em fevereiro de 2023 –, finalizaram uma singela homenagem nesta semana. Eles deram nome a uma passarela na praia de Arroio Teixeira, no litoral norte do RS. A estrutura, construída no fim do ano passado para conectar a via pública com a orla do mar, fica a poucos metros da casa onde a saudosa “Dona Carmen” passava o verão. Uma placa com o nome “Passarela Carmen Regina” foi confeccionada pelo genro, Gelson Esteves, e foi fixada no local. Conforme um dos filhos de Carmen, Álvaro Pereira Cardoso, a placa tem como “pano de fundo” a histórica luta dela por melhorias de acessibilidade no entorno daquele ponto litorâneo, localizado a cerca de 15 quilômetros do centro de Capão da Canoa. Em tempo, uma homenagem semelhante para a ex-prefeita por parte do governo de Lajeado precisa respeitar um prazo de dois anos após a morte. Ao menos é isso que rege a legislação municipal.

E o PL de Teutônia?

O rompimento do PL com o governo de Teutônia não parece ter sido um consenso entre integrantes da sigla da vice-prefeita Aline Köhl. Afinal, nem todos os correligionários estão dispostos a abrir mão dos cargos públicos ocupados no Executivo. É o caso da Secretária de Cultura, Glaci Kunzler Dickel, e da ex-secretária de Assistência Social e nova subsecretária de Administração, Diana Tietz Feldens – cotada para concorrer a vereadora. Ambas são filiadas ao PL e, segundo apostadores, podem migrar para um dos três partidos que compõem o Executivo: PDT, Podemos e PSB.

Claiton Marmitt assume a Defesa Civil Regional

Foto: divulgção

A Defesa Civil da região terá novo coordenador após exoneração do coronel Everton de Souza Dias, no mês passado. O indicado é coronel Claiton Marmitt. Natural de Cruzeiro do Sul, o oficial do Corpo de Bombeiros foi comandante em Ijuí e Santa Cruz do Sul. Em 2023, foi transferido à direção do Departamento de Prevenção Contra Incêndio. A atribuição como coordenador regional no Vale do Taquari depende ainda de publicação no Diário Oficial. Com conhecimento técnico na área de desastres naturais e vínculo com o Vale do Taquari, o nome apresentado atende pedido de líderes locais para promover a qualificação da DC frente às catástrofes.

Calvi no RJ

A relação entre os prefeitos de Encantado, Jonas Calvi (PSDB), e do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), ganhou um novo capítulo durante o tradicional carnaval no RJ. O gaúcho foi convidado pelo carioca para acompanhar a maior festa cultural do Brasil e estreitar ainda mais a relação entre as duas cidades abençoadas por imponentes monumentos religiosos. Por lá, além de alinhar um movimento para tornar “irmãos gêmeos” o Cristo Protetor e o Cristo Redentor, Calvi aproveitou para desfilar na Marques de Sapucaí uniformizado com roupas alusivas ao empreendimento turístico do Vale do Taquari. Uma divulgação e tanto para toda a região.

TIRO CURTO

  • Além de atuar como assessora na Assembleia Legislativa, a pré-candidata a prefeita de Estrela Carine Schwingel (União Brasil) também possui uma empresa de marketing e comunicação. E a empresa possui convênio com Amturvales para assessoria às cidades.
  • Diretora Geral no governo de Estrela, Aline Pinheiro foi exonerada da função nesta quarta-feira. Mas ela deve ser recontratada ainda hoje para assumir o cargo de Diretora de Licitações. “Um ajuste interno”, afirmam os interlocutores da administração municipal.
  • Em tempo, a função de Diretor Geral do governo será ocupada por Jônatas dos Santos, que hoje ocupa o posto de Diretor de Comunicação.
  • Dois candidatos a prefeito de Estrela em 2020 estão alinhados com o atual prefeito e são cotados pelo PL para a majoritária em 2024. De acordo com a direção do PL, Diego de Castro e Comandante César podem ser candidatos a prefeito ou a vice-prefeito. Aguardemos!

Acompanhe
nossas
redes sociais