Encantado busca aproximação com RJ para atrair turistas

ENTREVISTA | FRENTE E VERSO

Encantado busca aproximação com RJ para atrair turistas

Prefeito viajou à capital carioca durante Carnaval. Além do sambódromo, visitou o Cristo Redentor para tratar da geminação entre os dois monumentos, que possibilitará o compartilhamento de ideias e parcerias em ações voltadas ao turismo, cultura, desenvolvimento sustentável, social e religioso

Encantado busca aproximação com RJ para atrair turistas
Foto: Rodrigo Martini
Encantado

A viagem do prefeito de Encantado, Jonas Calvi, ao Rio de Janeiro, no último fim de semana, teve dois motivos especiais. O primeiro, conhecer de perto as belezas e a cultura que envolve o Cristo Redentor, monumento turístico da cidade carioca que atrai milhões de pessoas de todo o mundo. O outro, a participação do gestor e da primeira-dama no Carnaval, na avenida Marquês de Sapucaí, com direito a dança tradicionalista gaúcha.

Conforme Calvi, durante entrevista ao programa Frente e Verso desta quinta-feira, 15, o intuito principal da viagem ao Rio foi buscar aproximar as duas culturas, o Cristo Redentor e o Protetor, além da troca de experiências. “O “ganho no parentesco” entre as estátuas será na divulgação e aproximação entre o Rio de Janeiro e Encantado.”

Durante estadia, Calvi conversou com o prefeito do RJ, Eduardo Paes, com o assessor e chefe de gabinete do Padre Omar, reitor do complexo do Cristo Redentor. A ideia de tornar as estátuas dos cristos gêmeas surgiu em 2021, durante conversa com o Padre Omar, guardião do Cristo Redentor.

O projeto está sendo elaborado, mas ainda não tem data para ser oficializado. Calvi deve se reunir com a Associação Amigos de Cristo para tratar da parte burocrática.

Outros assuntos abordados durante entrevista são sobre os avanços nas áreas da saúde, educação, habitação e assistência social. Segundo ele, “Encantado encontrou o rumo do desenvolvimento. Se não somos ainda, estamos bem próximos a ser um polo regional de saúde da região alta”.

Destaque para implantação de uma UTI atraindo mais especialidades e mais médicos. Além da qualificação e estruturação dos postos de saúde. “Tratado em Brasília a construção de um novo posto de saúde na região central com mais espaço, ainda, construção de um novo CAPS, onde já temos o projeto”, reforça.

Encantado também recebe centro para atendimento de pessoas com Transtorno de Espectro Autista. “Precisamos ter ações mesmo que tenham custos iniciais”. Outro avanço é a implantação de um laboratório de análises das larvas do mosquito da dengue para auxiliar na prevenção e combate da doença no município e região.

Na educação, o Centro de Tecnologia e Inovação na área da educação, além de escolas reestruturadas para receber os alunos. Na infraestrutura, o fresamento, ou seja, a retirada do asfalto desgastado e será substituído por nova pavimentação nas principais ruas da cidade, além do asfalto comunitário no interior do município que deve continuar em diversos pontos.

Na agricultura, investimentos no setor e, segundo Calvi, o retorno vem do imposto. “Em 2021, estava em 16% e, agora, em 26% do valor adicionado do município, um índice muito alto”, afirma. Ele destaca que todas as localidades do interior têm asfalto comunitário, fibra óptica – internet agro digital e muitos investimentos ainda para acontecer.

Outro assunto citado pelo gestor é a previsão da vinda do vice-presidente, Geraldo Alckminn ao município para fazer o lançamento das habitações na área rural. Se confirmar, agenda deve ocorrer no fim do mês.
Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais