Na última semana ocorreu o ato de entrega de mais um Ecoponto no município de Estrela, local para correto descarte de materiais, idealizado pelo Rotary Club. O 2° Ecoponto está localizado no bairro Boa União, junto à Unidade Básica de Saúde (UBS).
Neste local, a comunidade pode descartar plásticos, vidros, metais, alumínio, eletrônicos, baterias e pilhas que são gerados nas residências e locais de trabalho. A iniciativa tem o apoio do Governo de Estrela. A primeira unidade foi instalada em 2022 e está localizada no Parque Princesa do Vale, onde já alcançou excelentes resultados.
A diretora do Meio Ambiente de Estrela, Tanara Schmidt, detalha. “Tudo o que for descartado através desta unidade terá sua destinação adequada. O lixo que ali for depositado de forma segregada será encaminhado à nossa Usina de Tratamento de Lixo municipal, onde além de ganhar um destino adequado, será reciclado e depois comercializado, gerando renda e empregos”, explica.
A coordenadora da Sala Verde, ligada ao departamento do Meio Ambiente de Estrela, Luana Hermes, reforça a importância da conscientização. “Uma cidade que busca o crescimento não pode fazê-lo sem se preocupar com a limpeza e a destinação correta dos resíduos. Assim, convidamos toda a comunidade para destinar o lixo no Ecoponto, contribuir para a preservação do meio ambiente, e fica nosso pedido para que todos façam sua parte”, solicita Luana.
O que é um Ecoponto?
O ecoponto é uma lixeira própria para o depósito de resíduos exclusivamente sólidos, mas que não devem ser descartados em lixeiras comuns. Há espaços reservados e separados por quatro cores/grupos, conforme os materiais: eletrônicos, baterias e pilhas; plásticos; vidros; metais e alumínios.