Em maio de 2023, o prefeito Marcelo Caumo anunciou um projeto ambicioso que transformaria a mobilidade urbana entre os bairros das Nações e Santo Antônio. A pavimentação asfáltica das ruas Equador e Bernardino Pinto, com investimento superior a R$ 1 milhão, teve início pouco após o anúncio. A obra parou e foi retomada logo depois.
O financiamento para a obra foi possível graças a um convênio estabelecido com o Ministério das Cidades, que disponibilizou recursos por meio de um financiamento com a Caixa Econômica Federal, com a contrapartida do município. A parceria viabilizou o projeto e aumentou a expectativa dos moradores por uma ligação alternativa e mais rápida entre os dois bairros.
A notícia do asfaltamento foi recebida com entusiasmo pelos moradores, que aguardavam ansiosos por melhorias na infraestrutura viária local. No entanto, devido a ajustes no cronograma, o prazo inicial de entrega estabelecido no contrato foi prorrogado para abril de 2024.
O projeto abrange a pavimentação asfáltica de dois trechos que interligam as ruas, totalizando 342 metros. Desses, 182 metros correspondem à Rua Equador, cujas obras se iniciam na esquina da Avenida Brasil, uma das principais vias do bairro das Nações. O restante, 160 metros, será asfaltado na Rua Bernardino Pinto, a partir da interseção com a Rua Equador até a esquina da Saidan.
Trânsito facilitado
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Nações, Carlos da Silva, comemorou a retomada da obra, após o período de paralisação. “Vai facilitar bastante o nosso deslocamento. Esperamos muito pela conclusão”, salienta.
Segundo Silva, a demanda pela abertura e pavimentação da rua é antiga e existem outras demandas para a manutenção e recuperação de outros trechos no bairro. Entre elas, está a Rua da Divisa, que está situada exatamente nos limites com o município vizinho de Cruzeiro do Sul.
Na década passada, a pavimentação da rua Uruguai foi um marco para o bairro, visto que é a via onde está situada a Escola Municipal Oscar Koefender, que atende moradores também de localidades vizinhas.
Não é de hoje que a pavimentação desses trechos está nos planos do município. Em 2017, durante o debate do antigo projeto “Mapa da Cidade”, encabeçado pelo Grupo A Hora, esta foi uma das principais reivindicações de moradores que participaram do encontro.
Na ocasião, foi prometida a pavimentação da rua Equador, facilitando a interligação do bairro Nações com o Santo Antônio.
LAJEADO OU CRUZEIRO DO SUL?
– A Rua da Divisa, como o próprio nome diz, está situada nos limites entre Lajeado e Cruzeiro do Sul. Abrange os bairros Morro 25 e Nações no lado lajeadense, enquanto do trecho cruzeirense, estão os bairros Cascata e Passo de Estrela.
– Um trecho é pavimentado, enquanto, a partir da Travessa Saidan em direção à ERS-130, toda a extensão segue em estrada de chão.
– A rua esteve no centro das atenções por conta de uma polêmica, referente aos dados do Censo divulgados ano passado, onde Cruzeiro do Sul chegou a perder moradores.
– O governo de Cruzeiro do Sul questionou formalmente o IBGE sobre as delimitações, pois parte da área do Passo de Estrela foi atribuída a Lajeado. O impasse foi corrigido no Censo 2023.