Usuários do transporte coletivo de Lajeado pedem reparo e reposição de paradas de ônibus

INFRAESTRUTURA

Usuários do transporte coletivo de Lajeado pedem reparo e reposição de paradas de ônibus

Em muitos bairros a ausência de abrigos gera descontentamento. Município deve encaminhar compra de 100 novas estruturas

Usuários do transporte coletivo de Lajeado pedem reparo e reposição de paradas de ônibus
No Bairro São Bento, Terezinha Webler, aguarda há três anos a reinstalação de um abrigo atingido por um veículo na rua Carlos Spohr Filho (Foto: Gabriel Santos)
Lajeado

No bairro São Bento moradores e usuários do transporte coletivo aguardam há mais de três anos pela reinstalação de um abrigo de ônibus na rua Carlos Spohr Filho, danificado após um acidente de trânsito. Já em outros locais de Lajeado, como no bairro Conservas, abrigos foram danificados pelo último temporal e não foram consertados.

A espera têm incomodado muitos moradores que precisam esperar pelo transporte nos locais. No ponto situado entre as ruas Orlando Sieben e Augusto Adolfo Scherer, a ausência do abrigo tem levado usuários, como Terezinha Webler, 58, a usarem estruturas mais distantes.

Terezinha, utiliza o transporte público semanalmente e destaca a falta de ação para solucionar o problema. Em dias chuvosos, a alternativa é esperar em um ponto distante 800 metros da rua afetada. “Um veículo arrancou a parada aqui, e nunca mais recolocaram. Estamos aguardando isso há três anos”, lamenta.

Na última sessão da câmara de vereadores, Eder Spohr (MDB) trouxe o tema à discussão, cobrando urgência na resolução. De acordo com o vereador, há protocolos já aprovados na Secretaria de Obras desde 2023 para instalação de novas paradas, mas a execução ainda não ocorreu.

Em Lajedo, a responsabilidade pela troca e reforma de paradas de ônibus recai sobre a Secretaria de Obras. Já a instalação de novos pontos é de responsabilidade do Departamento de Trânsito. O secretário Fabiano Bergmann, o Medonho, reconhece que há muitos danos nos abrigos e pontos de ônibus. “Depois do temporal e da enchente tivemos uma solicitação maior”, diz.

Bergmann assegura que a licitação para adquirir 100 novos abrigos está em andamento e que a intenção após a chegada das novas estruturas é de iniciar a reposição.

No entanto, o secretário reforça que o processo está em fase de licitação. Quanto às novas paradas, Bergmann reforça que o pedido tem que ser encaminhado a outro departamento para que seja, antes, realizado um estudo de viabilidade.

Conforme o engenheiro de tráfego da Secretaria de Planejamento (Seplan), Cleiton Felipe Pinto, a colocação de novos pontos de ônibus é um processo complexo pois envolve a análise em conjunto com as linhas de ônibus que atendem os bairros.

Acompanhe
nossas
redes sociais