Prestes a começar o ano letivo, crianças do bairro Santo Antônio receberam um presente. Foram entregues kits de materiais escolares para os pequenos. A ação é uma iniciativa do Instituto de Formação e Desenvolvimento Educacional (IFDE) e contou com a participação da ONG Fazer o Bem, que atua no bairro.
Durante a enchente de setembro, o Instituto arrecadou doações em dinheiro. O objetivo era de reverter o valor para alguma ação na área da educação, foco principal de atuação do grupo.
“Pensamos como que a gente poderia reverter isso de forma que fosse significativa para a comunidade e não simplesmente para distribuir aquela verba, aquele recurso que a gente arrecadou”, explica Pâmela Peixoto, integrante do IFDE.
No fim do ano surgiu a ideia de fazer a doação de materiais escolares antes do início do próximo ano letivo, com o objetivo de incentivar a educação.
“O kit foi pensado com muito carinho e cada um foi montado por faixa etária. Esse momento de entrega é muito gratificante. É incrível ver o sorriso de surpresa quando eles abrem a mochila para ver o que tem dentro”, diz Pâmela.
A ação distribuiu o total de 96 kits. Foram 49 no bairro Santo Antônio e 7 no bairro Morro 25 em Lajeado, além de 20 no município de Estrela e outros 20 em Bom Retiro do Sul. Os kits são compostos por mochila, cadernos, estojo, lápis, caneta, régua, apontador, e outros itens conforme faixa etária, como massinha de modelar e tinta para os pequenos, por exemplo.
Incentivo para o estudo
A entrega foi feita para as próprias crianças ou responsáveis durante a manhã desta terça-feira, 6. Entre as famílias, estava Francieli que recebeu kits para os seus três filhos. Depois de perder tudo na enchente e ter que se mudar, ela comemora a doação.
“Eles adoraram. Pra nós toda ajuda é sempre bem-vinda, até porque material escolar está muito caro. Eles estão felizes pra poder começar as aulas com materiais novos”, diz a mãe enquanto observa os filhos abrindo a mochila para conferir tudo o que receberam.
O IFDE contou com a parceira da ONG Fazer o Bem, que organizou a distribuição dos materiais. Todos os anos o grupo busca fazer uma campanha de arrecadação de materiais escolares para as crianças. E nesta edição recebeu o contato do Instituto que se transformou nesta parceria.
“Está tudo muito caro hoje em dia, muitas mães não tem como comprar tudo o que as crianças precisam pra estudar, não tem esse recurso financeiro. Que bom que esse projeto deu certo por mais um ano”, diz Mano Pereira, da ONG Fazer o Bem.