É crescente a importância de espaços verdes nas cidades. Há décadas, tínhamos pracinhas, terrenos com plantas nativas – os matinhos – e os próprios pátios das residências arborizados. As construções eram, em sua maioria, horizontais. A medida que a população cresce e, por consequência, a ocupação por metro quadrado em edificações verticais, estes pontos verdes tornam-se mais escassos. E ainda mais necessários para ajudar a neutralizar a emissão de gases de efeito estufa. Preservar o que ainda existe é primordial.
Neste sentido, a administração de Lajeado está fazendo um trabalho no bairro Americano. A praça João Zart Sobrinho terá intervenções estruturais como troca de pavimentação, reforma nos sanitários e instalação brinquedos, bancos, mesas e pergolado. São 3,4 mil metros quadrados com árvores que deixam o ar mais puro e contribuem para amenizar a temperatura no verão.
Por falar em verde
Algumas árvores precisaram ser suprimidas no bairro Hidráulica para dar espaço à calçada de passeio com acessibilidade. O plantio de 23 mudas fará a compensação ambiental das 14 retiradas.
Incentivo
A administração de Estrela repassou recurso total de R$ 785 mil, por meio do programa Desenvolvimento Sustentável, para cinco empresas. Entre os critérios para receber o benefício estão a utilização de energias renováveis e fontes de preservação do meio ambiente.
Viva
A 17ª edição do Viva o Taquari-Antas Vivo está tomando forma. A organização já liberou o check list para o dia da ação e a planilha de informações e dados, que deve ser preenchida e entregue até 20 de fevereiro. Os municípios de adesão são: Lajeado, Arroio do Meio, Estrela. Venâncio Aires, Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul. Roca Sales (foto), arrasada pela enxurrada de setembro passado ainda irá confirmar a participação. Estrela, que teve o Parque da Lagoa destruído no mesmo evento climático, tem o desafio de definir o local às margens do rio para realizar a atividade.
União
A Praça Henrique Bender, conhecida como Praça Evangélica, em Venâncio Aires, foi um dos pontos mais atingidos temporal do último dia 16 de janeiro. Administração Municipal, Comunidade Evangélica, Rotary Clube Chimarrão e sociedade civil se uniram para rearborizar e reconstruir o local.
Eletrônicos
A Secretaria do Meio Ambiente de Venâncio Aires retomou, no sábado, o recolhimento de lixo eletrônico. A ação será mensal e ocorrerá até dezembro. Além de aparelhos, como televisor, computador e aparelhos de som, serão aceitos vidros diversos, como garrafas, frascos de perfumes, louças.
Pingos d´água
• Conhece a cartilha de Arborização Urbana, de Lajeado? Ela está disponível no site www.lajeado.rs.gov.br.
• De acordo com a ONU, cada pessoa precisa de 100 litros/dia de água para viver. No Brasil, p consumo chega a passar de 200 litros dia. Economizemos!
• Quando foi a última vez que a fossa séptica da sua casa foi limpa? E a caixa d’água.