Competições na antiga praia do Costão

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Competições na antiga praia do Costão

HÁ 50 ANOS

Antes da Barragem Eclusa ser construída em Bom Retiro do Sul, o Rio Taquari tinha várias praias em sua margem. Na localidade de Costão, em Estrela, a comunidade aproveitava a área para realizar competições de verão.

Um torneio de pesca movimentava diversas duplas, assim como a competição de caíco a remo e travessia do rio a nado. Em 1974, os primeiros colocados no torneio de pesca eram Osvaldo e Danilo Higino; Afonso Cassal e Elair Rodrigues; e Arno Schwertner e Pedro Marmitt.

Já na competição de caíques, a dupla Arnildo de Freitas Vargas e WIlmar José de Vargas conquistou o título de bi-campeã. A travessia do rio a nado era feita da margem oposta até a praia e os vencedores foram Celso da Silva, João Felzmann e Ciro de Paula Guedes.

Foto: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

HÁ  20 ANOS

Protesto contra a poeira

Seis donas de casa, moradoras do bairro Conventos, em Lajeado, sentaram no meio da rua em forma de protesto. Residentes da rua Reinholdo Fernando Guetes, reclamavam da poeira constante que invadia as casas, devido ao intenso tráfego de veículos e caminhões pesados na via. Os buracos eram outro problema.
Conforme as moradoras, a poeira ficava inclusive na comida e as roupas de cama precisavam ser trocadas a cada dois dias, pelo menos. Na época, os caminhões usavam a via para fazer o desvio da Polícia Rodoviária Federal, na BR-386.

Na rua, a reivindicação por asfalto existia há mais de 12 anos. O secretário de Obras de Lajeado, Sedinei Zen, explicava que o calçamento não era feito porque não havia adesão de 75% dos moradores, porcentagem necessária para fazer por meio do sistema comunitário, onde a população ajuda a custear o asfalto.

Homenagem à Nossa Senhora de Navegantes

Há 20 anos, a comunidade de Navegantes, de Arroio do Meio, organiza uma semana inteira de programação em honra à Nossa Senhora de Navegantes. Naquele ano, 1,5 mil pessoas participaram da procissão.
À tarde, depois do almoço festivo, houve apresentação do CTG Herança Nativa e shows das bandas Parada Musical e Vida Alegre. Também foi escolhida a Boneca e o Marinheiro da Festa, Angélica Facchini e Dener Schmidt.

A história da comunidade com a padroeira remonta a 1912, quando Pedro Rossol trouxe a imagem de Nossa Senhora de Navegantes para a localidade, já que muitos moradores da área eram marinheiros. A partir dali, a comunidade se organizou para a construção de uma capela, que foi inaugurada em 1920. Desde então ocorre a tradicional festa.

Neste ano, as comemorações foram um pouco menores, já que o salão foi destruído na enchente, mas a procissão ocorreu neste domingo, 4, pela manhã.

Hoje é

  • Dia da Internet Segura
  • Dia do Agente de Defesa Ambiental

Santo do dia:

  • São Paulo Míki

Acompanhe
nossas
redes sociais