“Muito mais do que vender cosméticos, vendemos uma beleza com propósito: elevar a autoestima e proporcionar o bem-estar às pessoas”. É com esse entendimento que a empresária Daiane Fontana, 39, lidera a Di Hellen, organização pioneira na industrialização de cosméticos em Encantado e que completou 30 anos de atividades em 2023. Atualmente, são 60 colaboradores e um mix de 400 itens, distribuídos nas linhas capilar, corporal, solar, aromatizantes e maquiagem.
O mercado de atuação abrange clientes dos três Estados do Sul, além de São Paulo, com a comercialização dos produtos por meio da plataforma de e-commerce Amazon. No ano passado, o faturamento da Di Hellen cresceu 25% e, para 2024, a meta é alcançar os 30%. “Temos novos produtos para lançar, além de planos para renovar nossa linha, mudar embalagens e rótulos”, antecipa Daiane que, além da gestão, também assina como farmacêutica técnica responsável, profissão que se interessou ainda criança, quando frequentava a fábrica ao lado do pai, Neuto Fontana, 74.
Embora hoje esteja afastado das funções para cuidar da saúde, Neuto é a grande inspiração e referência para a filha. Desde menina, ela percebia a dedicação, o esforço e a visão ousada do pai para os negócios. “Estamos aqui por causa dele. Ele sempre foi muito comercial, vendedor. Tinha a convicção de que era imprescindível desenvolver produtos de qualidade por um preço acessível. Ao mesmo tempo, em casa, nos falava sobre a escolha das essências e como faziam as fórmulas. Isso me causava curiosidade. Depois, fui me familiarizando com a rotina da empresa. O que eu mais gostava de fazer era rotular os produtos”, conta.
Daiane é encantadense e lembra com alegria da fase de criança, principalmente das brincadeiras na rua com os amigos. Ela estudou nos colégios Scalabrini e Mário Quintana antes de cursar a faculdade de Farmácia. Já inserida na rotina da Di Hellen, fez MBA em São Paulo, na área de cosmetologia com ênfase em desenvolvimento de novos produtos, e permaneceu um mês nos Estados Unidos para se especializar em Business na Global Village Hawaii.
A origem da Di Hellen em Encantado nasce, primeiro, da parceria de Neuto com Fiovo Boaro. Os dois sócios administravam uma pequena distribuidora de cosméticos que, com o tempo, se tornou uma das maiores revendedoras da marca Di Hellen, que já operava na cidade de São Leopoldo, fundada por Joselito Paris. “O sonho do pai era ter uma fábrica própria. E assim, ele, o Fiovo e o Joselito fizeram sociedade e logo trouxeram a indústria para Encantado, em 1993. Nesse meio tempo, o Joselito saiu, e hoje trabalha conosco novamente”, salienta a empresária.
Casada com Diego Schonhorst, mãe do Théo, 4, e do Caio, 6 meses, Daiane cita a participação do irmão Cristiano como parceiro fundamental para o sucesso da empresa, embora hoje ele priorize o trabalho em outro segmento. Para quem tem o sonho de empreender, ela sugere escolher um ramo de negócio em que a pessoa sabe que “faz bem”. Além de persistência, disciplina, definição de metas e ação como pilares essenciais para dar certo. “Sempre admirei pessoas que gostam de melhorar o mundo das outras. E eu estou tentando fazer um mundo melhor não só para quem está ao meu redor, mas também para os nossos consumidores. Aqui na Di Hellen formamos um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo: fazer com amor e felicidade cada produto”, afirma.