Na tarde deste domingo, 4, a Polícia Rodoviária Federal socorreu um Papagaio-verdadeiro (amazona aestiva) ferido, e o levou aos profissionais do Jardim Botânico de Lajeado.
O Papagaio-verdadeiro foi entregue na unidade da PRF por um motorista que o encontrou ferido e o levou consigo até encontrar uma unidade da PRF para solicitar orientações de como proceder. O homem informou que a ave não estava se alimentando ou bebendo água.
A fim de prestar o melhor atendimento ao animal, os policiais fizeram alguns contatos, inclusive com a Secretaria do Meio Ambiente de Lajeado, que orientou deixá-lo no Jardim Botânico do munícipio, onde terá todos os cuidados necessários para que amanhã seja encaminhado para um centro especializado em Porto Alegre.
O Papagaio-verdadeiro é uma ave psittaciforme da família Psittacidae. Os Psittaciformes são algumas das aves mais inteligentes e que possuem o cérebro mais desenvolvido. Alguns têm a capacidade de imitar, com grande fidelidade, todos os tipos de sons, inclusive palavras. Por este motivo o Papagaio-verdadeiro é muito procurado para servir de animal de estimação. Vários deles são capturados e comercializados clandestinamente em feiras e mercados.