Áreas de lazer se transformam em ponto de encontro da comunidade

Um novo olhar sobre os bairros

Áreas de lazer se transformam em ponto de encontro da comunidade

Espaço localizado no entorno do antigo campo do Internacional de Conservas hoje recebe moradores todos os dias. Campo de futebol, quadra de vôlei de areia e pista de caminhada são alguns dos atrativos

Áreas de lazer se transformam em ponto de encontro da comunidade
Crédito Ana Lorenzini
Lajeado

“Áreas de lazer são um ponto de conexão da comunidade. Seja entre as crianças que se encontram durante a semana para jogar bola, ou entre jovens e adultos que utilizam o espaço para confraternizações e práticas esportivas”. Essa é a visão do presidente da Associação de Moradores do bairro Conservas, Claudiomir da Silva, conhecido como Coutinho.

Segundo ele, são diversos os espaços que podem ser aproveitados e revigorados para acolher os moradores. O projeto atual é a reestruturação da área que fica no entorno do antigo campo do Internacional de Conservas, na rua Wendelino Coletti, ao lado do ginásio do bairro, que também aguarda pela reforma, pontua Coutinho.

Hoje, com uma área de oito mil metros quadrados, o espaço público conta com campo de futebol e quadra de vôlei de areia. Também possui uma pista de caminhada com 500 metros de extensão e três metros de largura, além de uma praça infantil com playground. A estrutura é iluminada com postes de iluminação com lâmpadas de LED para promover maior segurança aos frequentadores.

Os investimentos na estrutura são feitos pela prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosur). A expectativa, complementa o presidente da associação de moradores, é que ainda seja montada uma academia ao ar livre para aproveitamento dos residentes do bairro e que a quadra de vôlei seja cercada com tela, assim como o campo de futebol.

“Logo o novo espaço terá uma estrutura completa para a comunidade se divertir e praticar esportes. A quadra de futebol 7 já foi cercada com tela promovendo mais segurança para quem estiver utilizando e também para quem estiver aproveitando as demais dependências da praça. A quadra de vôlei de areia já recebeu a rede”, explica o secretário Fabiano Bergmann.

Planos futuros

Junto ao atual espaço de lazer, o ginásio do bairro chama atenção pela estrutura pouco aproveitada. Atualmente desativado há mais de dez anos, diz Coutinho, não possui condições de uso para eventos ou práticas esportivas.

“Quando o local foi construído, foi feito totalmente fora do padrão, dificultando a realização de jogos sem que alguém acabasse se machucando nas paredes. Por isso, a ideia é ampliar a área em cinco metros para frente e mais cinco metros para as laterais”.

Histórico

Na presidência desde 2022, Coutinho sempre buscou puxar a frente para os projetos voltados à comunidade. Com a previsão de fim de mandato para este ano, afirma que o desejo é continuar na posição pelos próximos anos.

“Tem muitas coisas que já conquistamos como bairro, mas ainda há muito mais para conseguir. Até o momento, temos uma área de lazer, o que é um marco importante, mas o bairro não é apenas nos arredores do antigo campo, precisamos alcançar todas as localidades do Conservas”, destaca.

Recorda, ainda, que uma das primeiras decisões foi a recuperação do espaço do antigo campo do Internacional de Conservas. “Inicialmente a atual área de lazer não era para ser lá, mas, em conversas com a prefeitura, insisti para que aquele fosse o local recuperado”.

Com recepção positiva das obras pelos moradores, reforça o sentimento de orgulho e alegria ao ver a utilização do local. “Projetos como esse auxiliam no desenvolvimento do bairro e melhoram a qualidade de vida de todos. É senso comum a torcida por mais iniciativas como as que alcançamos”, finaliza.

Acompanhe
nossas
redes sociais