Líderes recebem com otimismo projeto de centro de inovação em Encantado

REGIÃO ALTA

Líderes recebem com otimismo projeto de centro de inovação em Encantado

Plano foi detalhado nesta semana pelo governo de Encantado. Univates cedeu o uso do prédio do campus de Encantado ao município

Líderes recebem com otimismo projeto de centro de inovação em Encantado
Campus de Encantado ocupa uma área de 3 mil metros quadrados no bairro São José (Foto: Colli Agência Criativa)

Disposto a cumprir a meta assinada no Pacto Municipal de Educação de transformar Encantado referência na geração de talentos, o governo municipal apresentou nesta semana o projeto de construção de um Centro de Inovação e Tecnologia. A estrutura ocupará o campus da Universidade do Vale do Taquari (Univates), localizado no Bairro São José, em uma área de 3 mil metros quadrados. O município e a instituição de ensino firmaram um termo de cessão de uso do prédio de forma gratuita pelo prazo de cinco anos.

Lideranças de diversos segmentos acompanharam o lançamento do projeto e demonstraram otimismo com a iniciativa. Para a reitora da Univates, Evânia Schneider, uma das preocupações da universidade nos últimos anos era a de encontrar uma alternativa que preservasse o ambiente educacional no campus de Encantado.

“Quando surgiu essa proposta do município, desde o Pacto Pela Educação, enxergamos esse caminho. Para nós que acreditamos na educação, em pessoas preparadas e engajadas em desenvolver o Vale, poder participar deste movimento de Encantado é um sentimento de orgulho e gratidão”, afirma. “Queremos sim fazer parte dessa construção de tornar Encantado uma cidade diferenciada em relação à educação e à formação de seus profissionais”.

Apresentação do projeto foi feita nesta semana pelo governo de Encantado (Foto: Brayan Bicca)

A Univates, por meio do Parque Científico e Tecnológico (Tecnovates), ocupará um espaço no futuro Centro. Segundo a reitora, esta decisão reforça o interesse de a instituição permanecer atuante na região alta.

“Acreditamos nesse hub de inovação. É fundamental que possamos trazer nossa tecnologia e conhecimento por meio da pesquisa para contribuir com o desenvolvimento da comunidade regional”, acrescenta.

“Sucesso é certo e vindouro”

Diretor jurídico da Univates, e ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), Alex Herold participou das tratativas que aproximaram a universidade e o governo encantadense. “Fico pessoalmente feliz como encantadense e descendente de educadores. Estou na Univates há anos e acompanhei a dura, mas necessária e acertada decisão de desativar o campus de Encantado naquele período. Portanto, sou testemunha do quanto esse momento é querido pela instituição”, destaca.

Herold reforça que o projeto do Centro de Inovação converge com os fins essenciais da Univates, voltados para a educação, inovação e desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Vale do Taquari. “A Univates viabilizou o projeto e pretende participar ativamente, digamos assim, da reinvenção da roda. Todos sabem que o conhecimento aplicado evolui o indivíduo e a humanidade. Então, com esse projeto, Encantado e seus parceiros estão reinventando a geração e aplicação do conhecimento na região”, observa.

Integrante do Conselho de Administração da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), mantenedora da Univates, a empresária Renata Galiotto ressalta que o debate interno sobre o futuro do campus de Encantado estava em pauta há oito anos entre as lideranças da instituição. “O sentimento é de orgulho de possibilitar que seja desenvolvido um grande projeto voltado à educação, que é a vocação da Univates”, pontua.

Projeto arquitetônico

A secretária de Educação e Cultura, Stefanie Casagrande, antecipa que a ideia é até março apresentar o projeto arquitetônico e em abril iniciar as obras de reforma. “O prédio está bem deteriorado. Tem muita coisa para fazer. Acreditamos que possamos colocar o Centro em funcionamento no segundo semestre”, revela Stefanie, que reforça que o Centro será um ambiente de inovação disponível não só para as escolas de Encantado, mas para toda a comunidade da região alta.

Amat

Conforme o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, a ideia também é instalar no local a sede da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat), além da secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento.

Acompanhe
nossas
redes sociais