O secretário de Meio Ambiente de Lajeado, Luiz Benoit junto com o fiscal e responsável pela limpeza pública, Juliano Pelegrini, estiveram presentes no programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora, 102.9, desta quarta-feira, 31, para realizar uma avaliação sobre a mudança de horário do recolhimento de lixo na área central da cidade e comentar sobre planos futuros para higienização do município.
A principal razão da mudança de horário para o recolhimento, é o hábito das pessoas levarem seus lixos para as lixeiras, no início da manhã. Com o horário antigo, em que o caminhão passava durante a noite, ocorria um grande acúmulo de lixo, que permanecia durante todo o dia, justifica Benoitt. Atualmente a coleta de lixo, inicia-se às 6h30min com o objetivo de concluir-se até as 8h, na região central.
Pelegrini comenta, que por dia são recolhidos cerca de 65 toneladas de lixo no município, mas que em determinados períodos o número pode variar, para mais ou menos. “A gente tinha uma média de 10 a 12 caminhões e no feriado pós natal, foram 36 cargas”, expõe Benoit.
Sobre planos para o futuro, a secretaria estuda a viabilização de embalagens específicas e troca de horários, em razão dos conflitos entre a coleta seletiva e a convencional. Além do aumento na fiscalização, para que cada estabelecimento comercial e condomínio residencial tenha sua própria lixeira e também a finalização da elaboração de um aplicativo para o acompanhamento em tempo real dos caminhões pelos moradores, para organizar melhor a dispersão dos resíduos nos recipientes públicos e privados.
Ambos os participantes do programa sentem uma visível melhora na limpeza da cidade, principalmente na área central, que era o objetivo maior dessa alteração de horário e deixam a disposição o telefone (51) 3982-1101, para dúvidas e sugestões.
Acompanhe a entrevista na íntegra