Os primeiros pilares e paredes da futura escola Dom Pedro I no bairro Jardim do Cedro começam a aparecer. O espaço vai atender alunos do Ensino Fundamental com uma área total de 3 mil metros quadrados.
O projeto é idealizado pela Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan). O investimento é de R$ 8 milhões.
O novo espaço contará com dois blocos divididos em A e B, ambos com dois pavimentos, interligados por rampa coberta, atendendo os requisitos de acessibilidade, ginásio esportivo e espaço multiúso. No bloco A, haverá 10 salas de aula, biblioteca, laboratório de aprendizagem, sala com recursos pedagógicos, de acolhimento, setor administrativo, refeitório e cozinha, área de serviço, almoxarifado, sanitários para funcionários e alunos e pátio coberto.
Já no bloco B está prevista a construção de oito salas de aula e sanitários para os alunos. O ginásio será coberto, fechado e com arquibancadas, além ainda de ter conexão direta com o Bloco B e está conectado à rampa que dá acesso ao Bloco A e ao espaço multiúso.
No espaço multiuso estão previstos lugares para atividades diferenciadas, sanitários acessíveis, pátio coberto e pátios especiais com espaço de convivência na área externa. O “Pátio Círculos” contará com playground e piso emborrachado, além de áreas com grama para atividades recreativas. Já o “Pátio Cubos” terá jardim com plantas sensoriais e espaço de convivência.
Conforme o projeto, o ginásio terá veneziana de policarbonato, que permite luminosidade sem ofuscamento durante todo o dia, além de ventilação cruzada permanente.
O novo prédio ficará em uma área em frente ao atual, que está localizado na Avenida Henrique Stein Filho, n° 1070. A definição do endereço e número dependem da abertura de uma nova rua no bairro. Conforme a secretária de Educação, Adriana Vettorello, antes das construções foi realizado um mapeamento a partir do zoneamento das escolas municipais para verificar as necessidades e demandas de cada bairro.
Ampliação
A partir do zoneamento, além da nova escola no Jardim do Cedro foram encaminhados projetos de ampliações. Um deles em andamento é na EMEF Campestre, que já está em fase de construção.
Em Lajeado, o governo trabalha na ampliação de outras duas estruturas no Conventos, na Escola São José e no Projeto Vida. Juntas as obras somam um investimento de mais de 20 milhões, com recursos do próprio governo.