Os olhos do Internacional estarão direcionados para a sede da CBF no Rio de Janeiro na tarde de hoje. A partir das 15h ocorre o sorteio que define os primeiros 40 confrontos da Copa do Brasil, além dos mandantes dos duelos da segunda fase.
O campeonato reunirá 92 clubes, sendo que 12 deles entrarão diretamente na terceira fase, o caso do Grêmio, por exemplo. Na primeira, os confrontos serão em jogo único, com mando de campo do time pior classificado no ranking. A equipe visitante joga pelo empate para se classificar, enquanto os donos da casa precisam vencer para seguir adiante. O Internacional sabe que atuará fora de casa e com a vantagem do empate.
A tabela básica da competição agenda o início da disputa para dia 21 de fevereiro. As partidas do segundo mata-mata são definidos por chaveamento, também em jogo único. Contudo, em caso de empate no tempo regulamentar, a decisão da vaga vai ser por meio dos pênaltis.
Os possíveis adversários do Colorado na primeira fase são: ASA-AL, Souza-PB, Real Noroeste-ES, Fluminense-PI, União-MT, Águia de Marabá-PA, Moto Club-MA, Cianorte-PR, Maringá-PR, Marcílio Dias-PR.
Já em 2023 a CBF aumentou as cotas de participação e premiação para as equipes da Copa do Brasil. Pela primeira fase, o Inter ganha R$ 1,4 milhão.