As imagens do antes/depois da Villa Jena impressionam e mostram a evolução que o turismo pode trazer para uma comunidade. Esse cantinho especial de Santa Clara do Sul passa por uma verdadeira transformação iniciada com a reforma de uma casa histórica.
A antiga propriedade da família Konig foi um importante salão de festas em Sampaio, construído por volta de 1900. Nessa estrutura centenária aconteciam bailes, casamentos, encontro de mulheres e a prática do bolão de mesa.
Com o desenvolvimento de novas rodovias, Sampaio (hoje localidade dividida em Santa Clara do Sul, Venâncio Aires e Sério) se isolou. Vários de seus imponentes empreendimentos deixaram de existir. É o que ocorreu com o salão de festas da família Konig.
A reforma do antigo casarão iniciou em 2020 e foi inaugurada em março de 2022. Idealizadora do projeto da Villa Jena, Sílvia Santos destaca que o objetivo da restauração é resgatar as memórias, cultura e tradições dos antepassados germânicos.
Projetada para os próximos 10 anos, a Villa se inspira em uma cidade alemã chamada Jena, com características e apreço as flores semelhantes de Santa Clara do Sul. Além da casa reformada no estilo enxaimel, tem uma charmosa capela no topo do morro e ao lado de um lago, ambientes ajardinados, redário e uma pinguela.O ponto turístico abre para visitação de grupos, vivências em meio à natureza, trilhas e locação para ensaios fotográficos ou eventos.
Reabertura em março
Nos meses de janeiro e fevereiro, a Villa Jena fechou temporariamente para acerto de demandas internas. A reabertura das visitações ocorrerá no dia 4 de março com muitas novidades.
Os detalhes ainda estão sendo acertados. O que podemos adiantar é que a casa estará aberta de segunda a sexta com café artesanal. Também terá um cardápio especial para grupos sob agendamento. Outro atrativo novo será a construção de uma segunda casa focada nos eventos.
No dia 10 de março, a Villa Jena completa dois anos. Um destino que neste curto prazo de tempo já atraiu centenas de turistas ao Vale do Taquari.
Primeira hamburgueria de Muçum
O container azul na entrada do bairro Guaporé já se tornou sinônimo de boa gastronomia em Muçum. Neste local, próximo da ERS 129, se instalou a primeira hamburgueria da cidade: o Let’s Bora Burguer.
Com um ambiente descolado, o empreendimento tem mesas espalhadas ao ar livre e na sombra de uma bela figueira. A pintura na parede e os móveis coloridos dão vida ao ponto turístico que iniciou as atividades em abril de 2023.
No cardápio estão sete tipos de hambúrgueres com nomes um tanto curiosos e que fazem menção à narrativas difundidas na cidade conhecida como Princesa das Pontees. O carro-chefe da casa é o Bora Bacon.
Destaque para uma opção infantil chamada de “Fiote”, o “Mamute” com duas carnes de 170 gramas cada e “Vege Muça” voltado ao público vegano.
A casa ainda oferece as tradicionais porções de fritas, anéis de cebola e a deliciosa almofadinha de queijo gouda. Tem churros de sobremesa e várias opções de bebidas, incluindo o chope gelado.
O diferencial do empreendimento é ter os hambúrgueres feitos de forma artesanal. A carne é preparada na brasa com lenha e o pão é feito na casa. Todos os ingredientes são cuidadosamente selecionados para garantir um lanche com sabor exclusivo.
O empreendimento abre às 19h de sextas-feiras e sábados e domingos a partir das 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp 51 98977-5559 ou na página oficial do Instagram. No QR Code, temos um vídeo do empreendimento divulgado no Instagram do 365 vezes no vale.