A maior cidade do Vale do Taquari se emancipou de Estrela em 1891. Naquele tempo, já tinha os primeiros contornos do núcleo urbano, com uma igreja, praça e moradias.
O principal prédio histórico de Lajeado, que serviu de prefeitura por muitos anos, só foi edificado em 1900 (a atual Casa de Cultura). Foi a partir do século XX que a cidade cresceu, com a formação dos bairros e vias urbanas.
Nos últimos nove meses, o caderno Um Novo Olhar Sobre os Bairros, do Jornal A Hora, trouxe os fragmentos da história de Lajeado. A cada mês, a formação das localidades foi contada por meio dos relatos dos moradores mais antigos.
Aos curiosos sobre a história da Cidade Jóia, vale a leitura das reportagens, disponíveis no site do Grupo A Hora. Para 2024, mais histórias estão por vir! Enquanto isso, a coluna traz fotos que lembram os tempos longínquos de uma antiga Lajeado.
Há 20 anos…
Maior edição do Vôlei Verão
A tradicional competição de voleibol chegava a sua 15ª edição com recorde de público. Ao todo, mais de quatro mil pessoas acompanharam os jogos no Camping do Irineu, na localidade de Forqueta, em Arroio do Meio.
Naquele ano, a equipe da KM Confecções, de Arroio do Meio, foi a grande campeã da Etapa Aberta. Essa foi a primeira vez que um time de Arrio do Meio conquistou o título.
Era mais de 12 times em disputa e o segundo lugar ficou para a equipe do Frigorífico Mercosul, que veio de Mato Leitão. O terceiro foi para o time da Flaschbier, que derrotou a Chryssfel.
Entre os participantes estava Miriam Rheinheimer, que jogava no Vôlei Verão desde a primeira edição. De Mato Leitão, Ivete Rosane Konrad acompanhava o torneio há 10 anos e veio prestigiar a equipe do Frigorífico Mercosul, onde o filho de 14 anos jogava. Além do torneio, brinquedos para as crianças atraíam o público para o camping.
Inauguração da Emei Professora Rita
Arroio do Meio inaugurava uma nova escola infantil no bairro Bela Vista. A Emei atenderia 100 crianças, dos zero aos seis anos de idade. O prédio tinha 547 metros quadrados, com dois berçários, maternal, jardim, pátio de recreação, refeitório, cozinha, sanitários e até consultório médico.
O investimento era superior aos R$ 280 mil e a maior parte dos recursos, cerca de R$135 mil, vinha do Governo Federal. O valor foi encaminhado pela professora Rita Poochmann Horn, que trabalhava no Ministério da Educação na época. Rita era natural de Arroio do Meio e a escola, que existe ainda hoje, foi nomeada em sua homenagem.