A entrevista de emprego é um momento essencial para decidir se um candidato é a opção mais adequada para uma vaga de emprego. Essa etapa é também um momento em que bons currículos podem ser desconsiderados se o concorrente não souber articular sua postura com o que sua experiência aponta. Com esse entendimento, o Serviço Nacional de Emprego (Sine) de Encantado prepara um treinamento denominado “Candidato Fora de Série” voltado para aqueles que desejam se destacar nas entrevistas. Elaboração de currículo, pesquisa, vestuário apropriado, atitudes positivas, negociação e comunicação eficaz fazem parte dessa preparação.
A ação será ministrada pelo coordenador do Sine, Franklin Lisboa, e será situada na prefeitura e irá transcorrer durante um dia inteiro. O treinamento vai ocorrer na próxima semana. “Iremos repassar formas e métodos que o candidato pode destacar para auxiliar na apresentação. Existem bons profissionais com muita experiência, mas que não conseguem transmitir isso. Vamos trabalhar a segurança e sanar dúvidas”, explica Lisboa.
Não há limite de vagas para o treinamento, nem perfil para os participantes, sendo uma dinâmica que abrange uma variedade de profissionais. “Vamos montar grupos de cinco a dez pessoas e encaixar conforme a disponibilidade. Iremos abordar alguns métodos básicos, mas reforço que tudo é com técnica, e poderão ser utilizados independente da função buscada”, afirma o coordenador. A iniciativa foi definida após ouvir setores de recursos humanos de empresas encantadenses.
“Conversamos bastante com eles e fica evidente que muitas pessoas são eliminadas na fase de entrevistas. Queremos minimizar esses números para que a população desempregada possa se encaixar rapidamente no mercado de trabalho”, salienta Lisboa. Atualmente são quase 200 vagas de trabalho disponíveis no Sine, das mais diversas qualificações. As inscrições e demais informações podem ser obtidas pelo telefone 3751-0104.
Visão do recrutador
A responsável pelo setor de Recursos Humanos da Indústria e Distribuição de Produtos Elétricos (IDP), Paloma Sierota, conta que percebe uma dificuldade dos candidatos em mostrar habilidades e pontos fortes, geralmente devido ao nervosismo. “Mas isso pode ser resolvido facilmente se eles identificarem suas competências e se prepararem para a entrevista”, salienta. Paloma considera o treinamento do Sine extremamente necessário. “É muito importante oportunizar esse aperfeiçoamento, somos uma região com muito emprego e que necessita dessa iniciativa. Espero que saibam aproveitar os conselhos dessa preparação e que possam identificar suas habilidades e como demonstrá-las corretamente aos recrutadores”, enfatiza Paloma.