O Memorial Dom Gentil Delazari, novo atrativo turístico religioso da região alta do Vale do Taquari, será inaugurado no dia 11 de fevereiro em Relvado, durante a Festa de Nossa Senhora de Lourdes. A obra, idealizada em conjunto pela Associação Caminho da Fé, Paróquia Santo Antônio e Prefeitura, foi custeada com recursos oriundos de doações privadas.
Gentil era natural do município e faleceu em 2022, aos 81 anos, na cidade de Sinop, no Estado do Mato Grosso, onde atuava como bispo na Diocese local. “Ele era uma pessoa muito querida na comunidade relvadense. Nos deixou um grande legado por onde passou, tanto no Rio Grande do Sul como no Mato Grosso”, afirma o sobrinho do religioso, Jatir Delazari, que há mais de 40 anos reside em Orlando, nos Estados Unidos, e que tem auxiliado na busca por valores para bancar o projeto. “Era uma pessoa companheira nas horas de trabalho e de lazer, amante da natureza, gostava de pescar, viajar para outros países para conhecer culturas e civilizações. Visitou várias vezes o Vaticano encontrando-se com Papa”.
A estrutura do Memorial ocupa uma área de 38,60 metros quadrados, na Rua das Hortênsias. O terreno localizado ao lado da Igreja Matriz Santo Antônio pertence à Mitra Diocesana. O projeto arquitetônico foi elaborado pela arquiteta Simone Carniel e executado pela empresa Ação Edificações Ltda, de Encantado. Segundo Jatir, o espaço vai expor materiais que o bispo usou durante sua vida civil e religiosa, como roupas, vestes utilizadas em missas e celebrações, além de um acervo de fotos. “É um prédio moderno e, ao mesmo tempo, clássico. Não será usada pintura. Ficará o concreto à vista com vidros”, explica.

Imagem do projeto de construção do novo atrativo religioso em Relvado
Uma estátua de corpo inteiro do homenageado, confeccionada em concreto e com altura aproximada de 1,69 metro, ficará posicionada na entrada do Memorial. O responsável pela escultura é o artista plástico de Encantado, Olir Francisco Dutra. “A comissão me procurou há cerca de um ano e decidimos fazer a imagem com os braços abertos, como se estivesse fazendo uma celebração, além de manter a altura dele. A estrutura pesa quase uma tonelada. Usei diferentes fotos dele como inspiração até chegarmos ao resultado”, destaca Dutra.
Caminho de Fé e devoção
O Memorial fará parte de um complexo turístico que integra o roteiro Caminho da Fé e Devoção, trecho de um quilômetro que será construído na extensão da antiga estrada que leva à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, atualmente denominada Rua Dom Gentil Delazari. Devido aos estragos provocados pelo temporal de novembro do ano passado, o início dessa obra precisou ser adiado. Agora, a previsão de conclusão é para maio.
A proposta é transformar o local em um espaço de caminhada, contemplação e religiosidade. Na primeira etapa, serão construídos 15 capitéis com as imagens dos santos que representam as comunidades locais. Depois, mais nove capitéis serão erguidos em homenagem às comunidades sediadas em municípios vizinhos a Relvado, mas que pertencem à Paróquia Santo Antônio de Relvado.
A infraestrutura que compreende a pavimentação, a iluminação e o paisagismo será realizada com recursos próprios do município. Já a aquisição dos capiteis, das imagens dos santos e dos totens com histórico das comunidades contará com a participação de doadores da comunidade. Qualquer cidadão, empresa ou entidade, tanto de Relvado quanto de outros locais, pode doar. As doações espontâneas são recebidas pela Associação Caminho da Fé.
Para o prefeito Carlos Fraporti, os dois projetos turísticos vão colocar Relvado no mapa dos principais atrativos da região alta. “É uma grande oportunidade que Relvado tem para mostrar as potencialidades, a gastronomia, a fé e a exuberância da natureza que compõem a paisagem do nosso município”, destaca.
A vida de Dom Gentil
- Dom Gentil nasceu no dia 9 de setembro de 1940 em Três Reis, interior do então Distrito de Relvado, município de Encantado. Viveu a infância e juventude no vilarejo junto com os pais. Desde criança se interessou à vida religiosa.
- Foi ordenado padre no dia 13 de julho de 1968 na Igreja Matriz de Relvado. Atuou como vice-reitor em seminários e como pároco em Paróquias do Vale do Taquari.
- Em 27 de março de 1994, na Igreja Matriz de Lajeado, foi ordenado bispo. No mesmo ano, tomou posse como bispo coadjuvante na Diocese Sagrado Coração de Jesus, em Sinop, Estado do Mato Grosso. Em 1995, assumiu a Diocese de Sinop como bispo titular e permaneceu até 2016. O bispado de Dom Gentil tinha como lema “Preparar os caminhos do Senhor”.
- Gentil foi o segundo bispo desde a formação da Diocese de Sinop. Semanalmente viajava centenas de quilômetros pelos caminhos de chão batido para levar a mensagem cristã às Paróquias e tribos indígenas espalhadas pelo meio da mata.
- Liderou a construção da Catedral Sagrado Coração de Jesus, de Sinop.
- Em 31 de outubro de 2022, faleceu aos 81 anos. Foi sepultado dentro da Catedral de Sinop, ao lado da entrada principal.