Os moradores do bairro Navegantes, em Arroio do Meio, estão determinados a celebrar e homenagear a padroeira. Com a necessidade de reconstruir a capela e parte do salão comunitário fragilizados depois das enchentes históricas, a programação deste ano sofreu alterações, mas a fé e a devoção da comunidade permanecem inabaláveis.
Diferente das festividades anteriores, a comemoração será mais restrita. No dia 2 de fevereiro, está programada uma missa alusiva à Nossa Senhora dos Navegantes. Já no domingo, dia 4, os moradores realizam uma procissão pelas ruas do bairro, carregando a imagem da santa, seguida, se as condições meteorológicas permitirem, por um passeio de barco com orações no balneário municipal do Rio Taquari.
Lourdes Zanatta Both, voluntária e professora aposentada que auxilia na comunidade há mais de 30 anos, destaca a importância de proporcionar um momento único aos fiéis e moradores do bairro, que enfrentaram desafios no ano anterior. “Optamos por uma atividade mais simples, diferente das grandes festas, mas não podemos deixar essa data festiva passar em branco, já que Nossa Senhora dos Navegantes é a padroeira originária do bairro.” Ela ressalta que a comunidade enfrenta o desafio de reconstruir parte do salão comunitário.
Ajuda para reconstrução
O salão comunitário, gravemente afetado pelas enchentes, está em processo de reconstrução. Com o apoio de uma empresa local de produtos de limpeza, a comunidade conseguiu angariar R$ 150 mil para as obras. Atualmente, a reconstrução das paredes laterais, cozinha e banheiros está em andamento.
A igreja, agora utilizada como depósito de materiais, necessita de pinturas. A comunidade também registrou a perda de diversos itens, como pratos, talheres e bancos, todos levados pelas águas.
PROGRAMAÇÃO
DIA 2 DE FEVEREIRO
– Missa às 19h com bênção.
DIA 4 DE FEVEREIRO
– Procissão com a imagem da padroeira.
– Passeio de barco e orações no balneário municipal
LEGENDA: Lourdes Zanatta Both auxilia a comunidade há mais de 30 anos (Foto: Gabriel Santos)