No quadro Cultura e Turismo do programa O Vale em Pauta desta quinta-feira, 25, a presença do presidente da Amturvales, Charles Rossner, o vice-prefeito de Santa Clara do Sul, Fabiano Immich e o coordenador da Sala de Negócios e Turismo do município, Marciano Bruch.
O turismo em Santa Clara do Sul começou a se desenvolver a partir de 2020. Segundo Bruch, o olhar era muito voltado para a indústria e percebeu-se a necessidade de ampliar esse olhar para outras áreas que pudessem fomentar a economia local, além de gerar emprego e renda para famílias.
Em 2021 foi contratada uma empresa para realizar uma consultoria, sendo visitados mais de 60 potenciais empreendedores turísticos, analisando e pensando a médio e longo prazo quem teria potencial para atender os turistas.
Conforme Immich, o empreendedor que ainda não estava e ainda não está apto a receber turistas na sua propriedade, participa de grupos para se qualificar. “O turismo é uma alternativa econômica para desenvolver ainda mais a cidade. Estamos hoje em um patamar onde imaginávamos estar daqui há cinco anos”.
Além disso, Immich destaca que desde 2014 estão sendo desenvolvidas obras de infraestrutura nas vias rurais para facilitar os acessos às áreas turísticas, contribuindo para o desenvolvimento do setor.
No ano passado, a Feira das Flores, a Santa Flor + Summit movimentou a economia local e o espaço, o parque Broenstrup, foi transformado para receber mais de 40 mil visitantes.
Quanto ao número de visitantes na cidade, no ano de 2021, foram menos de mil pessoas visitando a cidade. Já no ano passado, sem contar os visitantes da feira, o número passou para mais de nove mil turistas.
“Este resultado foi possível graças a uma parceria público privada, na qual o grupo comprou a ideia do turismo na cidade” reintera Bruch.
As vertentes do turismo no município são o gastronômico, o religioso com visitação à Santa na entrada da cidade, a Igreja Matriz e, também, o turismo rural com grande potencial na visitação às propriedades como, Três Arroios e Villa Jena.
O vice-prefeito reforça que os interessados em investir em algum empreendimento no município, basta procurar a prefeitura que terá todo o apoio necessário.

(Foto: Pedro Rodrigues)
Guia de Turismo
Por intermédio do programa do Governo Federal “Educação para Todos”, o município dispõe de cursos de guia de turismo onde conta com 75% do valor da qualificação vem do município e 25% por parte do interessado.
“Em dezembro do ano passado, tivemos a formatura de oito habilitados em guia de turismo da cidade de Santa Clara do Sul”.
Evento em Fevereiro
Está programado para o mês de fevereiro um evento exclusivo para secretários de turismo, agentes de viagens, no Parque de Eventos e Agrotecnologia Broenstrup. Detalhes serão repassados em breve.
Acompanhe a entrevista na íntegra