Vinho é oportunidade de diversificação e de incentivo ao turismo

Na terra do chimarrão

Vinho é oportunidade de diversificação e de incentivo ao turismo

Primeira indústria da história do município terá capacidade inicial de engarrafar até 20 mil unidades ao ano

Vinho é oportunidade de diversificação e de incentivo ao turismo
Imagem da vinícola (Foto: Cristiano Wildner)
Venâncio Aires

O vinho tem um poder transformador, ele cura a alma e liberta a mente dos maus pensamentos. Para corações aflitos, serve de amigo, de alento e de consolo. Foi dessa forma que a bebida que conquistou o mundo foi descrita na Grécia antiga pelo filósofo Sócrates (469-399 a.C).

Agora, na terra do chimarrão, essa bebida fica ainda mais próxima dos venâncio-airenses, mas também da comunidade regional. Tudo por conta do início das atividades locais da primeira indústria familiar do segmento nos 132 anos de Venâncio Aires. Trata-se da Vinícola São Pedro que terá capacidade de engarrafar, de forma inicial, até 20 mil unidades, de 750ml, por ano.

O empreendimento tem como proprietário Douglas Fuhr. A família dele atua, inclusive, há mais de duas décadas na produção de vinhos e derivados. “Após muitos anos acompanhando meu avô, meu pai e meus tios elaborando vinhos, tomei muito gosto e resolvi apostar na bebida. Comecei a elaborá-los em 2018, mas apenas em 2023 consegui concretizar o desejo de abrir uma vinícola no município de Venâncio Aires”, revela.

Douglas Fuhr, proprietário do empreendimento. (Foto: Divulgação)

A vinícola é um sonho que virou realidade a partir de receita de família que gera um vinho diferenciado e de qualidade superior. Este é o sonho de um menino que sempre quis ter sua própria vinícola”, revela o empreendedor. Para o novo projeto, a inspiração do nome da indústria vem do avô, além da vinícola estar localizada em Linha Grão-Pará Baixo, cuja o padroeiro da comunidade é São Pedro.

Produção

O primeiro lote da bebida será produzido nas próximas semanas com a maturação concluída até maio, quando então inicia a comercialização oficial tanto para o consumidor final, quanto para os estabelecimentos comerciais dos vales. Serão produzidas duas variedades de vinho: tinto e branco. Além disso, também será ofertado suco engarrafado. “Todo processo de maturação do vinho é feito de forma natural, para garantir outro diferencial para a região”, anuncia Fuhr.

Turismo

O empreendedor acrescenta que “depois de consolidada a primeira fase da empresa, a intenção é ir agregando novos produtos e serviços”. Por conta disso, neste momento a indústria familiar terá como foco a produção e comercialização direta do produto, mas no futuro o objetivo é oferecer também espaço garden, com a oferta de cestas de produtos, por exemplo.

Outra meta para o futuro é garantir a visitação de grupos no espaço de produção para apreciação e degustação dos sabores e aromas de vinhos e assim fomentar o turismo local também neste segmento, a partir do chamado enoturismo. Fuhr reforça ainda que “é um projeto amplo, mas todo ele bem pensando”.

Acompanhe
nossas
redes sociais