Estrela oferece mais de 2,1 mil vagas no contraturno escolar

"Mais Aprender"

Estrela oferece mais de 2,1 mil vagas no contraturno escolar

Mesmo sem ser uma exigência de lei, mais de 50% dos alunos matriculados na rede municipal em 2024 são atendidos pelo programa, com acesso ao turno integral em até 12h de atendimentos nas Emeis e Emefs, com direito a almoço, lanches e atividades especiais

Estrela oferece mais de 2,1 mil vagas no contraturno escolar
Programa "Mais Aprender" compreende o turno integral escolar, que não é exigido por lei, mas oferecido pela rede municipal de educação (Fotos: Rodrigo Angeli/Governo de Estrela)
Estrela

Estrela irá mais uma vez dedicar atenção especial ao Programa “Mais Aprender”, e com ele garantir atendimento em turno integral na rede municipal de Educação. São beneficiados todos os matriculados da Educação Infantil e também aqueles que se encaixam na faixa etária do Ensino Fundamental (Emefs) – 1º e 2º anos.

No total serão mais de 2,1 mil alunos beneficiados, ou seja, mais de 50% do número total de bebês, crianças e jovens matriculados na Rede Municipal, que hoje compreende um universo de cerca de 4 mil atendidos.

“Período de férias escolares não necessariamente é momento de férias administrativas na Secretaria de Educação. Pelo contrário. Trata-se de um dos períodos mais importantes de nossa organização institucional, pois é quando conseguimos planejar tudo que poderemos oferecer e como fazer isso, a começar pelo quadro pessoal”, destaca a secretária da Smed, Elisângela Mendes. E um dos pontos a ser planejado com maior cuidado pela pasta, segundo ela, é justamente o Mais Aprender, o turno integral de Estrela que, apesar de não ser obrigado por lei, é um dos grandes diferenciais do município, considerado uma referência na área da educação.

o todo, 50% dos matriculados na rede municipal serão beneficiados (Fotos: Rodrigo Angeli/Governo de Estrela).

Números

Embora o turno integral na Educação Infantil já existisse, o contraturno escolar do Ensino Fundamental oferecia 300 vagas antes da pandemia, e que precisaram ser suspensas a partir da parada das aulas. Em 2021, o tempo integral foi retomado com o “Mais Aprender”, mas então com pouco mais de cem vagas em razão das limitações físicas e sanitárias ainda em razão da pandemia. A partir de então, a Smed buscou a ampliação e a democratização do acesso e o número de vagas dobrou em relação ao período pré-pandemia, além de unificar os serviços da Educação Infantil e Ensino Fundamental ao nome “Mais Aprender”.

A titular da pasta comemora a manutenção do programa. “Apenas nas Emefs o número de vagas é hoje praticamente seis vezes maior que em 2021. E vale destacar que o turno inverso não é uma obrigação exigida por lei, mas sabemos da importância dele para os alunos e seus familiares, que muitas vezes não têm com quem deixar seus filhos quando estes não estão nas escolas”, diz

Emeis

Através do “Mais Aprender” a Smed oferece mais uma vez o atendimento em tempo integral a todos os mais de 1.5 mil bebês e crianças de 0 a 5 anos, e isso nas 13 escolas da rede municipal (Emeis) que são voltadas a este público. “Na Educação infantil estaremos atendendo a 100%. E isso em todos os educandários, algo que poucos os municípios conseguem possibilitar, e com um atendimento de excelência”, afirma ela, ao destacar que são oferecidas até seis refeições diárias, além de atividades especiais com aulas específicas de música e educação física preparadas para a faixa etária, com profissionais da área.

O turno inverso abrange 100% dos bebês e crianças da educação infantil (Emeis) de Estrela, em mais de 2.1 atendimentos

Emefs

Já nas Emefs serão mais de 650 vagas oferecidas pelo Mais Aprender para os alunos de 1º e 2º ano, em um privilégio praticamente igual aos dos pequenos das Emeis, entre os quais a possibilidade de passar mais um turno na companhia de colegas em atividades orientadas pelos profissionais da rede, e inclusive com direito à alimentação, como almoço e lanche.

No Ensino Fundamental (Emefs), o contraturno escolar atende a todos os alunos dos 1º e 2º anos. Serão mais de 650 vagas, com almoço, lanches e transporte

“Apesar de oferecermos este serviço, nem todos desejam. Alguns pais preferem que seus filhos permaneçam em casa ou em outras atividades extracurriculares, o que lhes é um direito. O grande diferencial é que agora esta possibilidade está aberta aos alunos das nossas nove escolas de Ensino Fundamental (Emefs), claro que dentro da faixa etária do contraturno”.

Para a titular da Smed, uma expansão mais ampla do Mais Aprender, como ocorreu após a Covid, precisa ser muito bem calculada. “Projetamos primeiramente seguir oferecendo e qualificando os serviços do Mais Aprender a todas as escolas, o que também é mais democrático. Desejamos sim ampliar, mas isso precisa ser bem calculado e projetado pois trata-se de algo bastante oneroso e exigente, sendo que zelamos sempre por um serviço de qualidade e de acesso a todos que têm o direito.” Outros motivos são a falta de espaço físico e também de recursos pessoais.

Volta às aulas

A volta às aulas nas Emeis está prevista para dia 05 de fevereiro. As inscrições devem ser realizadas via site do Governo, e pode ser acessadas diretamente no link https://estrela.educarweb.net.br/servicoexterno/matricula-2024/solicitacao

Já nas Emefs, a oficialização da vaga deve ser realizada diretamente nas escolas junto às equipes diretivas a partir do dia 01/02. As aulas serão retomadas dia 21/02.

Acompanhe
nossas
redes sociais