A Biblioteca Pública Municipal João Frederico Schaan celebra seus 83 anos nesta quinta-feira, 25. Inaugurada no ano de 1941, um dia antes de Lajeado comemorar 50 anos de emancipação político-administrativa, a biblioteca possui um acervo de mais de 27,2 mil exemplares de livros, além de periódicos (como jornais e revistas) e publicações seriadas (mangás, histórias em quadrinhos, entre outros).
O espaço literário foi criado pelo então prefeito João Frederico Schaan, que assinou o decreto, em 1941, nomeando a biblioteca como Euclides da Cunha. A biblioteca começou a funcionar oficialmente em outubro de 1968, sendo a primeira instalação junto ao prédio da Acvat, na avenida Benjamin Constant.
Depois, o espaço foi transferido para o casarão na rua Borges de Medeiros, onde atualmente funciona a Secretaria de Educação, e posteriormente para a Casa de Cultura, no final de 1991. A biblioteca mudou-se para o prédio atual em outubro de 1996, e hoje fica na rua Júlio de Castilhos, 411.
– São oito décadas oferecendo mais cultura e conhecimento aos moradores de Lajeado. Com mais de 27 mil livros, a biblioteca oferece acesso à literatura facilitado e a um acervo variado. Os leitores podem desfrutar de uma estrutura agradável e completa para todos os gostos – afirma Carlos Reckziegel, secretário da Cultura, Esporte e Lazer.
Acervo
O acervo da biblioteca abrange livros impressos de literatura e áreas do conhecimento como filosofia, psicologia, religião, arte, linguagem, geografia e história, além de ciências sociais, puras e aplicadas. Também fazem parte do acervo obras em letra aumentada, em braile e audiolivros.
A instituição conta com periódicos como jornais e revistas, publicações seriadas como mangás e histórias em quadrinhos. O local conta também com espaço para literatura infantil.
Sobre a biblioteca:
– Para retirar obras da Biblioteca Pública João Frederico Schaan é necessário se associar, por meio de preenchimento de cadastro.
– Os documentos necessários são comprovante de residência ou vínculo com Lajeado e documento pessoal.
– A taxa anual é de R$ 7.
– O acervo pode ser consultado e renovado via internet por meio deste link.
– O prazo de devolução também pode ser estendido via contato telefônico pelo (51) 3982-1087.
O horário de atendimento durante as férias escolares é de segunda a quinta-feira das 8h às 16h e na sexta-feira das 8h às 14h.
O atendimento aos sábados está suspenso até fevereiro, retornando em março. O horário é das 8h30 às 11h30.
Confira os sábados em que a Biblioteca abrirá no ano de 2024:
– 02 de março
– 06 de abril
– 04 de maio
– 1º de junho
– 06 de julho
– 03 de agosto
– 14 de setembro
– 05 de outubro
– 09 de novembro
– 07 de dezembro